A PERSONALIDADE ATRAVÉS DAS CORES!



Autor Trovo Terapias
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 3/18/2008 9:18:41 PM
Conhecer sua própria personalidade significa compreender melhor suas atitudes perante a vida e como se relaciona consigo mesma e com as pessoas ao seu redor.
Aprender a conhecer um pouco de si corresponde a grandes conquistas perante a sua existência a partir do momento que consegue compreender suas reações perante a vida, ao novo e ao mundo.
A partir desse momento estaremos entrando em contato com as 04 cores primárias que identificam as personalidades, perceberá que cada cor representa um conjunto de traços, forças e limitações. Mas longe de estar limitando a explicar apenas personalidades individuais, este simbolismo da cor também esclarece o relacionamento entre as pessoas e o impacto que as varias personalidades tem uma sobre a outra.
As quatro personalidades primárias identificadas com as quatro cores:
Vermelho: Personalidades Dominantes, Detentores do Poder os Visionários, etc.
Azul: Os que fazem o Bem, Emotivo, Admirado, Autodisciplina, etc.
Amarelo: Os amantes do Prazer, Alegria, Felizes, Os amantes pela Vida, etc.
Branco: Os mantenedores da Paz, Diplomáticos, Cooperadores, etc.
Essas Personalidades são encontradas em todas as culturas do mundo, em toda faixa etária, em cada religião, raça e sexo. Eles identificam forças bem como limitações inatas. Influenciam cada ação e cada reação.
Naturalmente toda pessoa desenvolve forças e fraquezas únicas, isso provoca uma série de variações dentro dos quatro grupos de cores primárias. Portanto, alguns padrões de comportamento não são provocados pela personalidade inerente, mas refletem aspectos culturais negativos, assim como, por exemplo, o papel submisso representado pelas mulheres em alguns países.
Entretanto, apesar das variações e exceções, cada um de nós só pode identificar-se com mais nitidez com uma das cores da personalidade. Se cada um conseguir descobrir a sua própria cor, aprenderá as suas características e descobrirá como acentuar as forças e trabalhar dentro de suas limitações e estará bem preparado para entender a si mesmo e enfrentar os problemas da vida cotidiana.
Talvez você aprenda sobre si mesmo coisas que não tinha consciência, ou descubra porque tem certas tendências ou reações que nunca foi capaz de entender. Com o tempo, é provável que você também consiga identificar as cores de algumas outras pessoas. Isso o ajudará a entende-las melhor e criar relacionamentos mais significativos.
Ninguém tem uma cor apenas, ou seja, 100% de Vermelho, Azul, Branco ou Amarelo, elas estão mescladas entre as outras cores porque todos nós temos um equilíbrio de forças e fraquezas na formação de nossa personalidade.
No decorrer da nossa jornada estaremos vendo as cores interagindo entre si; ou seja; pessoas que se identificam fortemente com uma cor, mas também tem muitas tendências de outra.
Exemplo:
-Pessoas que se identificam fortemente com o Vermelho e o Azul se verá em algum momento tendo atitudes de autoridade, comando e forçando alguém a cumprir uma determinada tarefa e sossegando apenas quando o outro concluir (perfil do Vermelho) e logo em seguida sentindo-se culpada por forçar a pessoa a fazer da forma que ela queria (azul).
Agora vamos a um exemplo mais concreto?
-Pois bem, imagine você ser uma pessoa de personalidade marcante (vermelho e Azul) e exige que seu namorado(a) vá a um local que você quer, mesmo que ele(a) não queira e nem se sinta à vontade.
Chegou no local, certo?
-Você chega toda(o) feliz, está conversando com suas(seus) amigas(os), se divertindo e num determinado momento olha para seu(sua) namorado(a) e está ele(a) todo(a) cabisbaixo(a), sem conversar com ninguém, um tanto quanto isolado(a), etc.
Está feito...Lá vem você toda(o) arrependida(o) se perguntando porque foi tão egoísta em exigir que apenas sua vontade prevalecesse e sentindo-se culpada(o) por ter feito a pessoa infeliz naquele momento e o porque de ter tido tal comportamento.
Lembre-se que: os comportamentos são determinados pelas necessidades e desejos, ou seja, se um vermelho precisa sentir que está certo; que é uma necessidade de auto-afirmação; o comportamento será provavelmente (ouvir apenas quando lhe convém) e um vermelho no relacionamento provavelmente será exigente usando de críticas e imperfeições do companheiro (a).
Assim como o comportamento é controlado pelas necessidades e desejos, as necessidades e desejos são determinados pelos motivos. Os motivos são as nossas razões mais profundas, elas explicam por que pensamos e agimos da forma como o fazemos.
Os motivos são o principal meio para identificar a cor da nossa personalidade já que cada cor se relaciona com um motivo particularmente forte.
Agora está claro que quando falamos de Personalidade não há julgamento e critérios de bom ou ruim e sim comportamentos que são controlados pelas necessidades, desejos e essas necessidades/ou desejos são determinados pelos motivos que desencadeiam um fator forte da nossa personalidade e/ou fragilidade.
Sendo assim, a partir do momento que você identifica como interage com o meio em que vive poderá detectar os motivos que desencadeiam os comportamentos que te faz bem ou não e a cada dia você estará mais em contato com sua Verdadeira Essência.
Exatamente neste foco que você compreenderá os motivos dessa constante luta que trava consigo mesmo entre quem você é e os motivos para agir de determinada maneira.
Compreender tais fatores é o primeiro passo para a nossa jornada de crescimento e evolução, portanto desenvolva o hábito em perguntar a si mesmo:
-Qual o motivo me leva a ter determinado comportamento?
-Que necessidade ou desejo vou suprir no meu íntimo agindo assim?
Deixo todos com essa reflexão tão necessária para nossos próximos passos.
No próximo artigo estaremos em contato com a Personalidade Vermelho e seus aspectos fortes e frágeis.
Namastê
Sandra Helen Trovo.









Consultora em desenvolvimento pessoal e profissional. visite o site: www.trovoterapias.com.br E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |