Menu
Somos Todos UM - Home

A SANTA CEIA E AS ÚLTIMAS LIÇÕES DO MESTRE

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Maria Luiza Silveira Teles

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 11/08/2011 13:23:46


Rememoramos a última Ceia de Jesus com seus discípulos e o fato de ele ter lavado os pés de cada um.
Para mim, a Ceia significa celebração. Mas, celebração de quê se logo depois se seguiria a sua tortura, crucificação e morte?
Eu penso que ele queria deixar aos discípulos e a nós uma de suas últimas lições: em primeiro lugar, despedida e chegada se confundem no mistério da vida; e, na despedida, queremos estar com aqueles que mais amamos. Em segundo lugar, morte e vida são a mesma coisa porque a vida é eterna. E vida deve ser sempre celebração, apesar do sofrimento do qual ninguém pode fugir.
Já a lavagem dos pés, nem é preciso dizer o óbvio: ensina-nos a humildade. A humildade que, se pensarmos bem, se formos absolutamente sinceros conosco, temos que reconhecer a grande dificuldade que temos de desenvolvê-la. É muito duro quando nos deparamos com o nosso lado sombrio. Muitas vezes, choramos copiosamente, quando, tentando seguir o Mestre, percebemos o tamanho de nosso ego, a nossa soberba, a crença em nossa absoluta auto-suficiência.
Devemos sempre nos lembrar de uma grande verdade: fora a Luz que habita em nós, nada mais somos que pó. É inteiramente sem sentido o orgulho; orgulho de quê?...
Nunca me esqueço de uma lição de uma moça que, provavelmente, já está em outra dimensão, me deu, em um consultório médico. Ela havia tirado os dois seios por causa do câncer e eu chorava porque ia tirar nódulos em ambos e temia a mutilação. Ela me disse: "Entregue-se a Deus". Eu respondi: "Já me entreguei". Ela retrucou: "Se você está com medo e chorando significa que não se entregou realmente". Eu lhe perguntei: "Como assim?". Ela respondeu, então: "A gente tem que se entregar como uma folha levada pelo rio. Deus é o rio, nós somos a folha. A folha vai tranquilamente no rumo que o rio leva". Abracei-a chorando, não mais pelo meu problema, mas pela vergonha de me julgar cristã...
Ser humilde significa, também, lembrar de que não somos onipotentes. Estamos todos nas mãos Dele e sob a vontade Dele.
Depois de tantos anos, descobri, com triteza,que ainda não aprendi esta lição, pois, hoje mesmo, uma amiga querida lembrou-me que, se me preocupo tanto com as coisas, é porque ainda não estou no Colo do Pai.
Que aprendamos com Jesus, mesmo tropeçando, sem desistir, porém, a lição de humildade que ele nos deu, não apenas no dia da Santa Ceia, mas em toda a sua jornada pelo planeta.

Maria Luiza Silveira Teles

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Maria Luiza Silveira Teles   
Fui professora de Inglês e, depois, professora universitária de Psicologia e Sociologia. Tenho 29 obras publicadas pelas editoras Vozes, Brasiliense e Parêntese. Hoje, trabalho como professora-visitante por todo o Brasil, sou consultora pedagógica e editorial e faça Reiki nas pessoas necessitadas que me chamam.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa