Menu
Somos Todos UM - Home

A Velha Perigosa - Parte 3 (texto baseado na obra da Dra. Clarissa Pinkola Estés)

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Patrícia Marques Barros

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 10/27/2023 10:41:13 PM


Como já comentamos em um texto anterior, a velha perigosa não se conforma às expectativas sociais. Tratando da adaptação às exigências da culturais, a Dra. Clarissa P. E. mencionou o mito de Procusto. Procusto é um estalajadeiro que mora à beira da estrada. Ele é um assassino e ninguém que vai a sua casa escapa intacto. Eles são esticados ou amputados para que caibam em uma determinada cama. Esse fenômeno nos é dado por nossa cultura, incitando-nos a agir como Procusto em relação a outras pessoas, assim como em relação a nós mesmos. e decidir que esta é a maneira mais segura de ser - amputar e ser esticado apenas para se adaptar a uma certa forma. "Esta é a única maneira de ser, ou esta é a única maneira que eu acho que é certa e, portanto, todos os outros que não estão agindo do meu jeito provavelmente não estão bem da cabeça." Esta forma maligna de pensar sobre si e sobre os outros é dada pela cultura, integrada como uma "introjeção" em nós, e em termos de sabedoria, deve ser absolutamente desmantelada porque a sabedoria é ampla e profunda, nutridora e realista. A sabedoria que vale a pena ter faz com que os antolhos* caiam. A verdadeira sabedoria expande nossa forma de ver e ser. Ser sábio significa examinar tudo o que já nos foi ensinado e dito que nos faz hesitar em pensar de uma nova maneira, em criar uma nova vida, em praticar o bem, em tornar a minha vida maior... O que quer que torne minha vida menor, por que eu estaria carregando isso agora, quando tenho mais dias atrás de mim do que preciosos dias pela frente?

Ao longo do tempo as mulheres foram esmagadas, silenciadas e não tiveram permissão para se expressar totalmente. Mas os homens também sofreram com a repressão de sua criatividade. A Dra. Clarissa P. E. mencionou as poetisas Marianne Moore, Gwendolyn Brooks e os poetas beat Gregory Corso, Lawrence Ferlinghetti e Allen Ginsberg. Eles falaram sobre as melhores mentes de sua geração sendo destruídas, seja por drogas, álcool ou muito intelectualismo, muitas sobreposições (véus, máscaras) da cultura, por qualquer meio. O poeta Ezra Pound, considerado por alguns o pai da poesia modernista, por causa das suas crenças políticas (que podem ser questionadas, é claro) e por ter sido desvalorizado como artista foi forçado a ser internado por mais de uma década como uma pessoa insana. Mas ele era obviamente uma pessoa selvagem, um homem de grande coração e nada louco. Segundo a Dra. Clarissa P. E., ele também falhou em alguns aspectos no coração e, mesmo assim, não se conformou com a repressão da sociedade de seu tempo. Outro exemplo de pessoa com dons criativos que sofreu muito foi Frances Farmer, uma atriz talentosa da sua época, que também foi internada e sofreu danos terríveis como resultado de não acreditar ou agir de certas maneiras "aceitáveis".

Na nossa época viveu a irmã de John F. Kennedy, Rosemary, que foi literalmente lobotomizada aos 23 anos de idade, isso ordenado por seu próprio pai, que não tolerava sua selvageria. Primeiro foi dito que ela era "retardada", mas não há nenhuma prova disso. Em seguida, ela foi rotulada como tendo "humores", pois começou a fugir à noite do convento para onde foi enviada para ser educada. As fotos dela mostram uma jovem adorável e animada. Ela foi institucionalizada, tendo sido transformada em uma criatura que não podia falar e continuou internada até morrer no final dos anos 80. Agora, tantas décadas depois, alguns especulam que ela de fato tinha o que é chamado em nossos dias transtorno de déficit de atenção ou talvez algo como um transtorno depressivo, que já naquela época podia ser tratado com remédios para aliviar as idas e vindas emocionais dessa pessoa. A Dra. Clarissa P. E. leu sobre sua vida e ficou com a impressão de que ela parecia ser uma garota querida, curiosa e impulsiva. Salvador Dali e Picasso também foram curiosos e impulsivos.

Se uma família não tinha espaço para alguém dotado de maneira diferente dos seus outros membros estas pessoas eram frequentemente rotuladas como desajustadas, em vez de talentosas. E muitas vezes eram forçadas a usar como vestimenta uma vida minúscula, pequena demais para qualquer alma viva usar. Todas estas pessoas que foram mencionadas e muitas outras eram seres naturais, selvagens e amavam a vida, mas nasceram em uma época em que todos deveriam ser vistos e não ouvidos, especialmente se fossem mulheres. Como exemplos de mulheres talentosas e que sofreram muito podemos mencionar Virginia Woolf, Camille Claudel, Zelda Fitzgerald, Florbela Espanca. Infelizmente são muitos os exemplos de mulheres talentosas de antigamente que se suicidaram ou terminaram os seus dias em um sanatório. É possível que estas pessoas tenham enfrentado um sofrimento intenso, pois o machismo era muito presente. Existiram pessoas fortes que fugiram deste padrão: Frida Kahlo e a escritora Colette são exemplos.

É verdade que muitos artistas da nossa época também não conseguiram escapar de tendências auto-destrutivas. A sensibilidade intensa, a tendência à depressão ou outros problemas psíquicos e a dificuldade de lidar com a fama podem ser explicações para isso.

Admiro muito a força e o manancial de criatividade de Frida Kahlo. Também admiro muito a escritora Colette, que desafiou as imposições culturais de sua época. Ela foi dançarina e atriz em uma época em que estas artistas eram consideradas "moralmente reprováveis". Colette foi uma mulher à frente do seu tempo, uma força da natureza.


* Antolhos é um acessório que se coloca na cabeça de animal de montaria ou carga para limitar sua visão e forçá-lo a olhar apenas para a frente, e não para os lados, evitando que se distraiam ou se espantem e saiam do rumo.

Fonte: Podcast Sounds True Clarissa Pinkola Estés: The Dangerous Old Woman



https://www.resources.soundstrue.com/podcast/clarissa-pinkola-estes-the-dangerous-old-woman-part-one...
https://www.resources.soundstrue.com/podcast/clarissa-pinkola-estes-the-dangerous-old-woman-part-two...




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Patrícia Marques Barros   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa