A Vibração Musical
Atualizado dia 3/15/2023 2:33:11 PM em Autoconhecimentopor Maria Cristina Tanajura
Foi então que compreendi a grande importância dos sons, na cura de todos nós. São verdadeiras massagens na alma... Quando existe harmonia verdadeira a música não só relaxa os organismos de quem ouve, como os de quem as executa.
Que beleza! Vivemos o dia todo imersos num universo de sons, nem sempre bonitos e muitas vezes dissonantes. Sofremos a influência disto, sem nos apercebermos do que está acontecendo. Mas quando temos a felicidade de ouvir uma bonita música, aquela que nos leva a sonhar, entramos em contato com energias sutis de uma qualidade que nem conseguimos precisar.
Tocamos o céu com o coração! E o cantor, ou o músico, está ali expressando o que tem de mais verdadeiro em sua alma. Abrindo-a à apreciação de todos que o ouvem.
Parece óbvio demais o que estou a falar, mas pra mim isto aconteceu assim, naquela hora e lugar. Foi muito mágico e decisivo, pois de lá pra cá minha reverência diante da música cresceu ainda mais.
É por isto, sem dúvida, que tenho visto tanto notícias, em reportagens na televisão, falando da força regeneradora dos grupos musicais que aparecem cada vez mais, em favelas e nas periferias de nossas cidades. Voluntários que se dispõem a levar o ensino da música a esses grupos e assim são testemunhas de toda a mudança que se opera em seus participantes.
Sei da Musicoterapia como técnica terapêutica - não há o que questionar. A força dessas vibrações é uma realidade indiscutível!
Pensei em como seria tão bom se usássemos mais a música como auxiliar equilibradora em vários ambientes que frequentamos, como escolas, supermercados, transportes públicos e em nossas vidas, todo o tempo.
É verdade que tudo que existe tanto age para o Bem, como para o Mal e há ritmos e músicas que desequilibram mais ainda o sistema nervoso, causando mais danos do que benefícios aos que as ouvem. Mas isto não invalida, em nada, a grande importância da música em nossas vidas.
Hoje em dia temos facilidades bem maiores de acessarmos boa música sem quase nenhum custo, através das tecnologias modernas. Por que não nos beneficiarmos mais e mais do bem estar que a música nos proporciona?
Feliz do músico, que ao executar uma partitura entra em contato com a energia mais profunda e pura do seu ser. Todo o tempo em que está fazendo o que gosta, se alimenta de amor e paz! Distribui isto também com os que o ouvem.
Um cantor, um músico, deixa um legado eterno e quando passa para a outra dimensão, continua nos auxiliando... Que privilégio!
Se a palavra tem uma força muito grande, o som penso que tem ainda mais. Ecoa... vai mudando a atmosfera circundante... limpando e higienizando os locais por onde passa.
Vão me dizer que há sons e sons... Eu sei. Mas todos sabemos disso e percebemos que uma música suave nos acalma e uma muito barulhenta nos tira do eixo. Cabe a cada um escolher com o que deseja viver. Da mesma forma como precisamos decidir os locais onde vamos, com quem nos relacionamos.
Depois dessa minha vivência forte, passei a prestar realmente muito mais atenção às músicas que tenho a oportunidade de ouvir. Também só assim esses sons podem nos ajudar, nos curar - quando deixamos que eles nos invadam totalmente, numa entrega de alma.
Bendito seja você que é músico, neste nosso planeta tão carente de paz! Toque o instrumento que for, seja um compositor, um cantor, um maestro, enfim, você que tem a felicidade de viver imerso no universo musical. Que continue nos brindando com a beleza dos sons harmoniosos, ajudando nossas almas a se encontrarem com o centro, com seu próprio espírito!
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 115
Conteúdo desenvolvido por: Maria Cristina Tanajura Socióloga, terapeuta transpessoal. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |