AMANDO-SE TODOS OS DIAS - VIVENCIANDO SUA AUTO-ESTIMA



Autor Espaço Alternativo
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 3/3/2006 6:18:31 PM
Quando as relações, sejam quais forem, levam em conta o respeito mútuo, a sinceridade, a ética e a consideração ao outro enquanto ser humano; quando as pessoas conseguem ver, ouvir e sentir o outro e a si mesmo, estas relações tentem a manter elevada a auto-estima, a qual se reflete beneficamente em todos os setores de nossas vidas, seja o familiar, o profissional ou o social. Neste caso, o desempenho profissional, escolar, sexual, a criatividade, a amizade, o raciocínio e a delicadeza encontram espaço para florescer e se ampliar de forma prazerosa e muito mais intensa. A saúde tanto do corpo quanto da mente, a saúde das relações, prevalece.
A baixa auto-estima vem das relações baseadas no descaso, desqualificações e violência com que tratamos nossas necessidades básicas, nossas sensações, nossos sentimentos, percepções, desejos e projetos em qualquer área de nossas vidas. Através do carinho, dos limites e do afeto podemos nos tornar menos rígidos, menos encouraçados e mais fortes emocionalmente, ficando desta forma mais capacitados a lidar com nossas alegrias, tristezas, ganhos e perdas, sem precisarmos entrar na auto-destruição.
Desde que éramos bebês fomos tratados com descaso (ex.: ele não está sentindo nada, está é com manha...), desqualificados (ex.: você nunca será capaz de fazer isto ou aquilo, a não ser que...) e com violência (se você não comer tudo, vai ficar de castigo...) e a partir daí começamos a demonstrar, através dos movimentos de nossos pequenos corpinhos, a nossa satisfação ou insatisfação, nosso prazer ou desprazer. Quando sorríamos, recebíamos um “olha que gracinha...”, mas quando chorávamos virávamos um problema cuja solução dependia de um dos três tratamentos acima. E assim, para podermos angariar a atenção para o nosso problema e o afeto que necessitávamos de nossos pais, começamos a desenvolver “jeitinhos, maneiras, hábitos” e a desenvolver nossa famosa couraça, nosso modo todo particular de disfarçar ou transfigurar nossas necessidades básicas (hoje chamadas de problemas).
A falta de coerência entre o que fazemos e o que dizemos deixa em nossos filhos hoje as mesmas sensações de vazio, silêncio, isolamento, inibição, falta de limites no dia-a-dia, dificuldade de estar atento quando necessário, medo constante do abandono e da morte, sentimento de solidão, individualismo, competição constante, falta de criatividade, falta de atenção na resolução de problemas, saúde deficiente e descaso conosco mesmos, que sentíamos no passado quando ainda crianças, e hoje enquanto auto-destrutivos.
Devemos tomar consciência do nível de nossas contradições, observando-as no nível de nossa fala, de nossa linguagem não verbal e de nossas ações, para que não construamos relações perversas no âmbito familiar, social e profissional. Relações perversas podem se estabelecer ao longo da vida e produzem confusão constante entre o que é “certo” ou “errado”, afetando cada vez mais nossa auto-estima. Nosso alto nível de exigência bloqueia nossa percepção às inseguranças, medos e tristezas, trazendo dificuldade para relaxar e mostrar o afeto. Dentro destas contradições tentamos resgatar desejos e direitos na esperança de construir uma história diferente para nossos filhos e para nós.
Nossa proposta com o curso “AMANDO-SE TODOS OS DIAS” é leva-lo, através de dinâmicas e exercícios, a praticar o amor próprio, o auto-conhecimento, o afeto; a se conhecer e a reconhecer o outro; a se amar.
Vera Lucia Eleone
Espaço Alternativo
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 12




Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |