Analfabetos emocionais
Atualizado dia 5/28/2008 10:50:24 PM em Autoconhecimentopor A Educação emocional
Dessa limitada percepção de vida nasce e se perpetua uma desvalorização do homem. O próprio ser humano se vê pequeno, incapaz, merecedor de sofrimento. Isso representa uma grande violência a si mesmo e, como árvore que dá frutos, sua auto-violência resulta em violência contra o outro também. Por isso nosso mundo atual é tão violento.
Estamos chegando na etapa humana em que as ilusões não resistem mais à força da verdade. E a inversão necessita da consciência para se dissipar. Fica claro que a mudança é totalmente inadiável, tanto em nível pessoal como social. Essa transformação está ocorrendo interiormente e nosso objetivo é permitirmos que ela aconteça da forma mais confortável possível.
Nosso treinamento ¨futil¨ nos condicionou e temos um enorme trabalho pela frente. Um grande trabalho de descoberta. Somos energia e não sabemos o significado disso. Nossas energias em movimento dentro de nós, são nossas emoções. Não nos educamos a observá-las, a nos empenharmos em evoluir a partir delas.
Somos analfabetos emocionais, não sabemos ler os sinais contidos nas emoções. O que elas podem nos dizer sobre nossas estruturas internas. Quando elas (as emoções) são respeitadas e observadas, nos servem de guia ao que está dentro de nós e à nossa felicidade e bem estar.
Todo nosso empenho e disciplina pode nos remeter a essa educação voltada a um conhecimento que está tão perto e longe ao mesmo tempo. Nosso próprio Eu. O autoconhecimento nos desperta para um mundo complexo, rico e maravilhoso, que faz o ser humano encontrar-se e realmente evoluir. A educação emocional é um progresso e um passo para a evolução, para que façamos parte de uma nova consciência. Todo trabalho de autoconhecimento cumpre esse maravilhoso papel.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 24
Psicanalista desde 1983. Sucesso em atendimento à educação e vínculo direto com as artes visuais, dança, música e teatro. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |