Ansiedade tem jeito!



Autor Antonio Carlos Rodrigues dos Santos
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 1/31/2006 10:16:19 AM
Que tal aprender a lidar com a ansiedade? Em poucos segundos você controla esse sentimento, muitas vezes, cruel.
Grande número de pessoas, hoje, vai ao médico e se queixa de vários problemas relacionados ao estresse mas, sem dúvida, a campeã de reclamações é a ansiedade. Mesmo entre os que não procuram ajuda médica há uma grande porcentagem que também sofre de alguma variedade desse problema.
Mas a ansiedade está relacionada mais ao poder incrível de nossa imaginação do que a qualquer outra coisa, ou seja, a forma como a pessoa imagina um ou mais eventos futuros é que a produz. Pra citar um exemplo: se você é um jovem que vai prestar vestibular ou provas finais de sua série escolar e começa a imaginar que não vai passar, que a prova vai ser mais difícil do que o que se espera... e então se vê dizendo coisas terríveis para si mesmo, sentindo um pânico crescente.
Há também aqueles que precisam falar em público e, com o medo do público (aliás, o mais citado por quem me procura a fim de obter ajuda) imaginam - embora, em geral, não percebam - todas as pessoas na platéia rindo dela. É o princípio da fobia: há pessoas com medo de aranhas que imaginam uma imensa aranha indo na direção delas, e é com isso que ficam ansiosas. O mesmo vale para cachorros, ratos, cobras, baratas...
É claro que isso só ocorre porque a pessoa não tem consciência do que está imaginando; se tivesse perceberia que não tem motivos concretos para se alarmar. Essa pessoa notaria que tudo é irreal.
Em alguns casos ocorre uma piora do quadro por causa de um pensamento produzido pela imaginação ser seguido por outros, ainda piores. Por exemplo, a pessoa ansiosa com uma aranha percebe seu coração disparado e faz especulações sobre um ataque do coração, o que aumenta a sensação de pavor. Esse tipo de problema pode ser a causa de ataques de pânico, contrapondo-se à ansiedade de longa duração.
Na verdade, a ansiedade é uma distorção de um processo vital para nós. Para guiar nossas ações fazemos suposições sobre o que vai acontecer e os recursos que temos para lidar com os eventos futuros que antecipamos. Esse processo tem potencial para gerar esperança ou medo, alegria ou dor. Para conseguir ficar ansiosa, uma pessoa tem que aumentar a significação de um perigo, ignorar seus recursos ou "encurtar" o horizonte de tempo necessário para lidar com a situação e outras distorções. Portanto, ter consciência do próprio imaginário pode, por si só, eliminar ansiedades.
Mas existem outras soluções-minuto para isso. Veja abaixo.
Na primeira, faça o seguinte:
- Relaxe os ombros e respire normalmente.
- Para estabelecer referências do momento presente, olhe em volta, escute alguns sons e preste atenção em algumas sensações do seu corpo.
- Agora feche os olhos e pense em um evento sobre o qual você está ansioso ou com medo.
- Saia do momento presente e mentalmente se desloque para o futuro - um minuto após a conclusão do evento sobre o qual você está ansioso (garanta que o evento terminou de maneira satisfatória para você).
- Agora vire-se e, olhe à frente (ainda de olhos fechados).
- Abra os olhos.
Após executar o procedimento acima, tente sentir alguma ansiedade; é provável que você esteja rindo, a reação mais comum quando se usa este método. Sabe porque? Porque medo e ansiedade não existem fora do tempo, ou seja, não estão presentes depois que o evento causador aconteceu.
Um exemplo: você está prestes a fazer uma entrevista de emprego ou conversar com aquela garota sobre os seus sentimentos... Imagina o entrevistador te "apertando" ou a menina dizendo algo que você não quer ouvir... e fica ansioso. Pense no minuto seguinte a essa entrevista ou conversa, mas com um resultado positivo pra você: sua saída do prédio é tranqüila, calma, talvez com a promessa de que o seu currículo será estudado com mais tranquilidade ou, no caso da garota, um novo encontro foi marcado. Será que bate a ansiedade?
Uma outra técnica é ainda mais simples e mexe apenas com a consciência e o próprio domínio do seu corpo: um relaxamento rápido. Isso serve não só para a ansiedade mas também para outros sentimentos limitantes.
Faça este exercício:
- Pense numa situação que te cause ansiedade (ou outro sentimento como raiva, medo, etc.)
- Preste atenção no que você sente, no seu corpo e na sua respiração.
- Agora simplesmente relaxe: recoste-se na cadeira com os braços moles, a cabeça bem apoiada...
- Você consegue se sentir ansioso, com raiva ou medo nesta posição?
É claro que não! Isso acontece porque em qualquer desses sentimentos o seu corpo assume a fisiologia do "lutar ou fugir", e o relaxamento é totalmente oposto a isso. Essa é a minha preferida e faço sempre que estou diante de uma situação potencialmente limitante para mim.
O ansioso não vive o presente e, talvez por isso mesmo, não se prepara para o futuro adequadamente. Então, pra que a pressa de sentir algo que só vai acontecer daqui a uma hora, um dia ou um mês?
Viva o presente, pense num futuro positivo, e seja feliz!
Muita luz pra você!
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 17




Conteúdo desenvolvido pelo Autor Antonio Carlos Rodrigues dos Santos Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |