Arquétipos - O Caminho do Despertar
Atualizado dia 1/23/2015 11:21:03 AM em Autoconhecimentopor Alessandra França
Naturalmente, a grande maioria das pessoas, ainda adormecidas diante da Vida plena, buscam fora de si tais soluções. E mais uma vez, vemos interpretações confusas que nos levam à entrada involuntária, ou melhor, a não saída do labirinto do ego e suas armadilhas.
O tema Arquétipo foi abordado por grandes nomes da Psicologia. Sim, e foi muito bem apresentado sob a ótica da Psicologia e Inconsciente Coletivo.
No entanto, a pergunta que sempre ficou foi: como utilizar tal conhecimento para a nossa transformação? Se os Arquétipos foram apresentados como modelos ideais e que nós temos a tendência natural de segui-los, como fazer com que sua influência, se é que realmente existe, auxilie-nos no desenvolvimento pessoal?
A verdade é que, como mais uma armadilha do labirinto do ego, muitos trouxeram o tema tão vasto e profundo para o método reducionista científico. E é aí que a armadilha serviu para muitas pessoas.
Ao utilizar símbolos arquetípicos e chamá-los de Arquétipos reduziu-se o Todo numa ínfima parte. O Arquétipo é um modelo ideal, sem forma. É uma vibração pura em sua origem, um sistema de informações quânticas primordiais.
Qual a forma do Amor? Qual a forma da Sabedoria? Esses são exemplos de que, em Essência, tais Arquétipos não têm forma, pois são vibrações em semente dentro da nossa infinita Consciência (àquela que é a Imagem e Semelhança com o Pai). A sua percepção é que ainda não se expandiu o suficiente para ver através da infinitude da sua Consciência. Mas estamos no caminho.
Por não ter forma e viver dentro de nossa Consciência, esses Arquétipos precisam se expressar e nos auxiliar no caminho da evolução dessa percepção limitada. E a maneira que encontrou de se colapsar foi através de símbolos. Até aí, acredito que o tema esteja fazendo sentido a você. A questão então é: como utilizar esses símbolos de forma que se desperte a potentia do Arquétipo dentro de si, para que a visão ocorra sempre sob a ótica do Arquétipo em questão e nunca mais do seu ego condicionado?
Qual a natureza do estímulo? Pois, ao utilizar um símbolo arquetípico que é declarado como símbolo de tal Arquétipo, como irá processar as mudanças necessárias?
Existem dois pontos nestas questões: o primeiro parte do princípio que a Vibração do Arquétipo está presente no inconsciente coletivo, ou seja, todos nós somos passíveis de sermos estimulados por aquele símbolo, no entanto, de fato, isso não acontece. O segundo é que desconsidera completamente o nível de evolução da percepção na resposta deste estímulo.
Sendo muito otimista, cerca de noventa por cento da população vive com a referência fora de si, ou seja, buscam fora de si soluções, esperam por milagres fora de si, esperam que alguém, ou a simples aquisição de um livro (lendo-o ou não) possa resolver suas dores. Mas, o fato é que nada realmente muda. Podem ocorrer melhorias momentâneas, mas não transformações efetivas. E o ciclo se renova mais do mesmo a cada instante...
Para despertar o potencial transformador do Arquétipo, deve-se voltar o olhar para dentro de si. Se você é Imagem e Semelhança do Pai e o Reino de Deus está dentro de Vós, como você o expressa isso? Como você o vivencia em seu cotidiano? “Vós sois deuses”, já disse o Cristo. E o que você fez com essa declaração? Você realmente despertou ou continua no labirinto do ego, buscando algo que nem sabe bem o que é?
O fato é que para despertar o potencial do Arquétipo em diversos setores da sua vida, você precisa voltar o olhar para dentro de você. E descobrir qual o Símbolo Arquetípico que vai entrar em sintonia com este Arquétipo. Qual o símbolo que toca a sua alma e faz sentido ao nível de percepção que você está?
Quer saber mais? Clique Aqui.
Para você que leu este texto e quer experimentar uma nova possibilidade no tema Arquétipos, entrego a você um presente. Pratique esta meditação do Despertar do Arquétipo da Fonte Divina durante 7 dias e me compartilhe os seus resultados. Clique Aqui e boa meditação!
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 43
Life Coach, especialista em Inteligência Emocional nos Relacionamentos, Ativista Quântica, Escritora, Prática em Filosofia e Metafísica Aplicada, Técnicas energéticas e vibracionais (Quantum Touch, Florais e Reiki Integrativo Quântico). Fundadora do site Auditório da Alma com a missão de levar Desenvolvimento Humano sem fronteiras. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |