Menu
Somos Todos UM - Home

AS DUAS FACES DA VIDA

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Christina Nunes

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 12/07/2006 20:46:44


Havia uma brincadeira bobinha de quando éramos crianças - mas é dessas coisas bobinhas que, muitas vezes, se extrai grandes significados.

Uma criança chegava perto da outra fazendo uma cara trágica e começava a contar uma história que, pelo início, prometia ou uma piada, ou um conto de terror, daqueles bem tenebrosos: "Meia-noite...uma bruxa com a faca na mão..." Então a tal criança dava uma pausa teatral, enquanto todas as outras olhavam com os olhos arregalados e com cara de espanto, esperando o fim dramático - só para, no fim, a outra arrematar, deixando-as com caras de bobas: "...passando manteiga no pão...passando manteiga no pão..."

Era uma pegadinha. Mas um tipo de pegadinha que ilustra um pouco o modo como as pessoas reagem aos fatos, exclusivamente, em função das suas expectativas. E a expectativa era o final sangrento para a bruxa malvada com a faca na mão. Mas no fim, a bruxa, calmamente, lanchava, e passava manteiga no seu pão.

Isto me lembra muito outras histórias do cotidiano: coisas presenciadas, sabidas, contadas... Como noutro dia, quando ouvia de uma amiga do trabalho ter ficado revoltada com a reação que observou em alguns turistas que, ao mesmo tempo em que ela, visitavam Veneza, na Itália. Contrariada ao recordar-se, contava-nos que, enquanto todos imergiam, sem apelação, no encanto mágico que Veneza provoca, com suas gôndolas, com suas paisagens e seu povo indescritíveis e exóticos, de beleza única, romântica, e toda peculiar, alguns outros turistas - e vindos de bem longe, diga-se! - entretinham-se, insistentemente, em prestar atenção e reclamar apenas dos ratos que, naquele lugar praticamente aquático, é coisa comum e corriqueira!

Só que é no mínimo insólito, um despautério, sequer pensar que alguém se demove de outros países longínquos para conhecer Veneza e, em lá chegando, limita-se apenas a reclamar dos ratos... Nota-se aí, portanto, o efeito-expectativa: estas pessoas, certamente, não foram à Veneza pretendendo se distrair e descontrair, contemplando os encantos e as belezas disponíveis à farta pelo lugar, como assim se dá em todos os cantos do mundo. Traziam em si a disposição antecipada para verem apenas "a bruxa com a faca na mão", pronta para esquartejar malvadamente alguém - com certeza! Suas expectativas não incluíam nada prazeroso - a deliciosa "manteiga no pão". Viram e reclamaram o tempo todo dos ratos, horrorizadas. Para elas, foi a isso, somente, que a bela e doce Veneza se resumiu!

É típico e certo - como já demonstrava aquele velho teste psicológico onde, num mesmo desenho, uns só conseguem ver uma bruxa velha e horrenda, e outros, na mesma figura, um lindo e moço rosto de jovem. É o funcionamento projetivo do subconsciente. Projetamos para fora de nós o que existe dentro. Então, não importarão nunca, jamais, para alguns perfis humanos, as pitorescas gôndolas de Veneza balouçando languidamente ao movimento embalador dos remos, conduzindo várias histórias de lua-de-mel; tais olhos jamais enxergarão os campos de girassóis na Toscana, ou as águas azuis e mágicas dos mares de Capri, ou de Fernando de Noronha, ou em qualquer outra parte do mundo. O efeito "bruxa com a faca na mão" os levará a carregar os contratempos e as paisagens feias aonde quer que forem. Verão, portanto, somente os ratos de Veneza, os buracos nas trilhas de Fernando de Noronha, os zangões irritantes entre as flores da Toscana, e vai por aí...Porque é tudo o que existe dentro de uma tal disposição mórbida! Não são, pois, os ratos de Veneza que estragam a bela excursão à Itália - mas o negativismo do próprio indivíduo, que não lhe permitirá deleitar-se com nada deste mundo ou do outro, apenas e exclusivamente devido à sua propensão a só enxergar a vida do prisma da "bruxa com a faca na mão" pronta para esquartejar alguém...

É proveitoso, para o nosso próprio benefício, nos policiarmos contra esta distorção de perspectiva com a qual percebemos a vida ao nosso redor. Porque se nos tornamos eficazes em encarar coisas, fatos e acontecimentos do lado certo da moeda - do lado positivo, belo, útil, enriquecedor que, para tudo no mundo, existe! - nos sentiremos mais felizes, leves, joviais, e dotados da capacidade permanente de nos maravilharmos com os acontecimentos e de reagirmos adequadamente a eles.

É muito fácil a distração que nos induz a escorregar para dentro das impressões negativas, insidiosas e danosas, vendo apenas os ratos, e não o resto de Veneza; percebendo somente os defeitos alheios, mas nunca as qualidades; distinguindo só a feiúra isolada onde, muitas vezes, sobejam belezas; criticando o fracasso na Copa do Mundo sem conseguir lembrar-se das alegrias eufóricas do Penta; desesperando-se com o quadro social difícil do Brasil de hoje e descuidando-se da única solução viável, que reside na força de cada um para converter a passagem do tempo num quadro regenerador, por intermédio da nossa contribuição à vida!

Atentemos, meus queridos! Pensemos nisso, de dentro da visão correta de que tudo ao redor é dotado de duas faces - e de que de nós, apenas, depende a relevância a ser dada a cada uma delas, transformando o fim da história, portanto, em ânimo ou desânimo, em realização ou frustração, nalgo que vale a pena ser vivido, ou em razões eternas para o mau humor e desgaste inútil das nossas preciosas energias emocionais.

Eu prefiro a "bruxa passando, placidamente, a manteiga no pão"...e se deliciando com ele, depois!

Com amor,
Lucilla e Caio Fábio Quinto

Lucilla e Caio Fábio Quinto são autores dos romances psicografados O Pretoriano e Sob o Poder da Águia, lançados, respectivamente, pelas editoras Mundo Maior e Lúmen

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Christina Nunes   
Chris Mohammed (Christina Nunes) é escritora com doze romances espiritualistas publicados. Identificada de longa data com o Sufismo, abraçou o Islam, e hoje escreve em livre criação, sem o que define com humor como as tornozeleiras eletrônicas dos compromissos da carreira de uma escritora profissional. Também é musicista nas horas vagas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa