Menu
Somos Todos UM - Home

AS FACES DO AMOR E DESEJO

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Nivio Ramos Sales

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 16/10/2010 15:57:28


Duas culturas, dois modos totalmente diferentes de comportamento diante do amor e desejo. A Oriental trata o tema com uma certa doçura embora haja uma visão de poder bem acentuada; por outro lado, temos a visão Ocidental, ( é claro que me refiro ao tradicional, em ambas as culturas), é quase que mecânica, estimulada pelos sentidos da ciência; sendo o corpo da mulher um objeto de pesquisa quando da sua relação sexual.

A visão Oriental está baseada na literatura árabe que mostra todo um cuidado quanto a relação sexual, a mulher e tudo que traga a felicidade de ambos: homem-mulher. São sentenças que explicita  esse momento na vida entre sexos opostos:  "Abençado seja a mulher apaixonada e responsiva na cópula e abençoado se o homem a ensinou isso, e ambos alcançarão o auge nas dádivas de Alé" (Maomé);  "Aquele que é capaz de desfrutar a cópula, e não o faz por qualquer razão, não está comigo e perdeu seu paraiso terrestre." (Maomé);  "Abençada é a mulher cujo o leite é doce e fluido, pois ela está dando ao seu bebê o nectar de Ala." - "Abençado seja o homem peludo e a mulher sem pelos que é um deleite para os olhos e o tato."  "Deflorar não quer dizer ferir ou mutilar. Deve ser um ato de ternura e compreensão, e talvez de prazer."(Ditado popular)  "Para garantir o perpétuo amor e devoção das mulheres, deflorai-as com a maior das ternuras, pois o amor morre na primeira noite se a dor substitui o prazer."  "Portanto, a cópula deve ser considerada o mais nobre, belo e significativo de todos os atos humanos." "Não há tributo ou delicadeza de gesto maior que possa ser presenteado ao homem pela mulher."  " A mulher satisfeita é uma criatura deliciosamente doce. É um deleite para os olhos, o corpo e o espírito do homem, que terá através dela um vislumbre do Paraiso."

A visão Ocidental é retirada de um trecho narrado por Proust, escritor francês, portanto, européia e capitalista: "As vezes uma idéia toma conta de mim: começo a escrutar longamente o corpo amado (...) Escrutar quer dizer vasculhar: Vasculho o corpo do outro, como se quizesse ver o que tem dentro, como se a causa mecânica do meu desejo estivesse no corpo adverso (me pareço com esses garotos que desmontam um despertador para saber o que é o tempo). Essa operação é conduzida de uma maneira fria e atônita; estou calmo, atento, como se estivesse diante  de um insento estranho, do qual bruscamente não tenho mais medo. Algumas partes do corpo são particularmente favoráveis a essa observação: os cílios, as unhas, a raiz dos cabelos  objetos muito parciais. É evidente que estou fetichizando um morto. A prova disso é que se o corpo que escruta sai da inércia, se ele começa a fazer qualquer coisa, meu desejo muda; se por exemplo, vejo o outro pensar, meu desejo cessa de ser perverso, torna-se de novo imaginário, retorno a uma imagem, a um Todo: amo novamente."
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Nivio Ramos Sales   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa