As raízes do sucesso
Atualizado dia 5/5/2016 8:33:06 AM em Autoconhecimentopor Alex Possato
Cada tapa na cara que você recebeu de seu pai. Cada descaso da sua mãe. Os privilégios dados somente aos irmãos, e não a você. A dificuldade financeira da infância. As brigas intermináveis. O excesso de cuidado e proteção, que o afogou. A ausência de alguém muito importante. As doenças. O descontrole emocional. As mudanças de lugar, cidade, país. E talvez alguns instantes de paz. De alegria. De sorriso. De comunhão.
Quantas pedras você teve que passar, seus pais tiveram que passar, seus antepassados tiveram que passar? É preciso olhar para a sua história como ela foi. Exatamente como ela foi. Sem pintar de preto ou rosa. Branco ou cinza. Somente, então, sua base poderá se firmar sobre o solo de onde você veio.
Uma vida bem-sucedida necessita de pés no chão e olhos no céu. Firmeza na base e abertura para o superior. Que o guia. Sem a firmeza, qualquer vento mais forte o leva pra cá e pra lá. Qualquer conversa enganadora o convence. Sem a mãe firme, que o sustenta na terra, você está à mercê dos movimentos e energia da natureza. Faz demais, e não faz nada. Tem milhares de ideias, e não as concretiza. Porém, sem a cabeça no céu, você solidifica na terra. Fica engessado. Não tem criatividade. Suas ideias são cópias do que ouviu. Tem medo da aventura, do incerto, da excitação. Sem o pai, você não ousa ir além. Não tem força para os desafios. Nem capacidade de planejamento e estratégia. Pai e mãe é o tronco que sustenta sua vida.
Da perfeita comunhão das energias masculina e feminina, dentro de si, a energia da ancestralidade subirá pelas raízes e chegará até seus galhos, permitindo bons frutos. Você saberá ousar e arriscar, mas também parar e nutrir. Brincará com as ideias, mas quando decidir, dará o tempo certo para o crescimento, planejará com segurança os próximos passos, enquanto a fruta ainda não estiver madura. Cuidará do seu corpo, que é a base para um filho saudável. Se protegerá num lugar seguro. Deixará de se deslocar como louco, de se perder em milhares de direções e ideias, para que o filho nasça com segurança.
Florir e dar frutos é um processo natural. Seguindo a sua natureza, você não exagerará... não é necessário acúmulo de frutos, nem escassez. Tudo será provido. A própria vida lhe mostrará a direção a seguir. Com muita bagagem, você não poderá se deslocar com facilidade, na próxima temporada de aventuras e buscas. O sucesso deseja leveza. Com os pés no chão. Deslocamentos. Com momentos oportunos de parada, apreciação, descanso e gestação. Liberdade e independência, com abertura para a colaboração, parceria e amizade.
O sucesso só tem sentido quando está a serviço de honrar o solo, as raízes e o tronco sobre o qual foi gestado e edificado. Aí sua busca deixa de ser uma brincadeira de criança, e se torna algo sagrado: o seu destino.
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 11
Terapeuta sistêmico e trainer de cursos de formação em constelação familiar sistêmica E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |