Atenção
Atualizado dia 9/3/2019 3:53:00 PM em Autoconhecimentopor Jay Reiss
A compreensão desse tema é tão fundamental nas nossas vidas que é a diferença entre sucesso e fracasso e entre clareza e confusão.
Existe muito para se explorar e estudar na prática sobre a atenção. Nesse artigo, estou compartilhando uma situação recente que aconteceu comigo para que você possa relacionar com as situações similares na sua vida e observar os movimentos da sua atenção.
Eu estava divulgando um dos meus cursos e uma amiga me sugeriu fazer mais vídeos no stories do Instagram. Gostei da ideia e fiz o vídeo no stories e enquanto eu gravava o vídeo, a forma como eu estava comunicando me pareceu chata e eu comecei a rir de mim mesmo.
A ideia era que eu iria deletar o vídeo mas, ao invés disso, eu decidi compartilhar assim mesmo para ver o que aconteceria.
O que de fato aconteceu:
- Algumas pessoas com que eu mantenho contato, que interagem comigo e acompanham o que eu compartilho responderam brincando e rindo junto comigo. Delícia! Foram umas 10 pessoas.
- 1 pessoa que eu não conheço e que nunca interagiu, escreveu me esculachando, dizendo que lhe dava a impressão que eu não levo o meu trabalho a sério e complementou que eu deveria agradecê-la pelo feedback. Que eu não pedi a ela, aliás.
A minha atenção grudou na crítica disfarçada de apoio.
Aliás, toda vez que existe uma mentira, a atenção gruda. Fica a dica. E também quando a atenção vem anexada com julgamento e emoções pesadas também.
Olha que interessante:
Em vez de celebrar a conexão e o riso com as pessoas que eu tenho ressonância, a minha atenção grudou na atitude de uma pessoa que eu não conheço e que não agrega na minha vida!
O que nós temos aqui?
A gente tem uma programação automática da mente que direciona a atenção para o que é desagradável, para o que é perturbador.
Existem algumas explicações a respeito do porque isso acontece e os pesquisadores da neurociência falam sobre isso.
O que me interessa aqui é o campo da prática. Da minha vida e da sua e o que pode ser aplicável agora para uma vida mais saudável, mais produtiva e mais feliz.
Havia uma dissonância entre o que eu conscientemente considero importante e o que eu considero não-importante.
A atenção cria realidades! Direcione atenção continuamente para alguma coisa e isso se torna mais e mais real para você.
Então, eu fui rodar EFT, que é uma versão psicológica/emocional da acupuntura e tive um insight: a atenção coletiva é condiciona a olhar para o que falta, não para o que tem disponível.
Essa é a raiz da consciência de escassez.
Se a atenção cria realidades ao torná-la mais consistente, o foco na falta cria o quê? Mais atenção no que falta!
Lembra daquele lance de "O Segredo", que fez muito sucesso há uns 10 anos? Basicamente é isso: direcionamento de atenção.
Então aqui vai o ponto do meu convite para você:
Nos seus projetos, nas suas relações, no trabalho, na saúde, na relação com o dinheiro, observe onde está a sua atenção e o que é que isso cria para a sua vida.
Um abraço!
Texto Revisado
Avaliação: 5 | Votos: 1
Constelador Familiar, Facilitador de Barras de Access®, Facilitador de EFT, Instrutor de Breema Bodywork®, Master e Wizard Avatar ®, estudante contínuo de Astrologia como orientação pessoal e profissional. Trabalho com atendimentos e cursos http://terapia.net.br http://www.terapiacomjay.com.br E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |