Autoaceitação II
Atualizado dia 11/23/2016 10:37:17 AM em Autoconhecimentopor Willes S. Geaquinto
Muitos indivíduos são infelizes por viverem o tempo todo desejando ser aceitos pelos outros, por tornarem-se dependentes dos conceitos ou pré-conceitos alheios. Fazem isso de modo contumaz, mormente abdicam de suas qualidades, desejos e sonhos, para moldarem-se àquilo que acham que vai agradar aos outros. Portanto, essa postura, baseada na falta de autoaceitação, além de ser uma declaração de baixa autoestima é o reconhecimento da falta de competência pessoal para poderem ser e viver de acordo com seus próprios princípios ou valores.
Pensando bem, é desafiador ser fidedigno vivendo num mundo onde a tônica é agradar a todos. Porém, é mais compensador do que ser submisso, do que aderir à prática constante de viver cumprindo expectativas alheias alimentando rotineiramente suas frustrações. Um exemplo drástico desse modelo são aqueles filhos que vivem apenas para cumprir as expectativas dos seus pais ou familiares. Porquanto, seja no campo profissional ou nas relações interpessoais, num dado momento, com certeza, arcarão com as consequências por não terem escolhido o caminho que mais desejavam trilhar ou por não terem realizado aquilo que mais lhes traria satisfação na vida.
Enfim, a autoaceitação consciente promove na pessoa o reconhecimento da sua totalidade, e isso com certeza a motivará a fazer as transformações existenciais que aspira. Quem conhece bem a si próprio e aquilo que é melhor para si, estabelece conscientemente propósitos e metas para sua vida. E quando aprende a alimentar seu autorrespeito e sua autoconfiança, passa a viver também num estado de harmonia consigo mesmo, usufruindo melhor das oportunidades que lhes são oferecidas; usando também com maior eficácia a sua criatividade. Além do que, seus relacionamentos, de modo geral, ganham em qualidade e prazer ao vivenciá-los autenticamente.
Autoaceitar-se, então, é algo como você olhar no espelho e dizer para si mesmo: “Esta pessoa sou eu! Com qualidades e deficiências eu me aceito plenamente, e comprometo-me a superar-me e realizar muito mais e melhor por mim”. Lembre-se: este pode ser o momento de um encontro maravilhoso em sua vida. Deixe que a emoção brote como se fosse água límpida de sua fonte interior e que purifique seus pensamentos e atitudes. Aceite lapidar o cristal maravilhoso que com certeza existe dentro de você, não perca esta oportunidade, só por hoje!
Texto revisado
Avaliação: 5 | Votos: 1
Willes S. Geaquinto - Psicanalista,Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos, fobias,etc... Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.b E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |