Menu
Somos Todos UM - Home

Biodanza - Sistema Rolando Toro - uma porta para a vida.

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Lícia Barretto

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 8/10/2008 8:32:28 PM


Seu criador, Rolando Toro Araneda, antropólogo, psicólogo e poeta. Diante de uma profunda reflexão sobre a vida, trabalhando num hospital psiquiátrico do Chile, indignado com os métodos aplicados nos doentes, Rolando no seu sonho e seu coração amoroso, vislumbrou uma possibilidade que trouxesse de volta à vida àqueles pacientes. Com a música, o movimento e a emoção, chegou à vivência de junto com eles, despertando a capacidade de sentir-se vivo no aqui e agora. E, assim, nasceu a Biodança – a dança da vida – na década de 1960. Hoje, já se expandiu pelo mundo: América Latina, Europa e já entrou no Japão.

Através de cinco potenciais genéticos que são nossas linhas de vivências, ou seja: Vitalidade, Sexualidade, Criatividade, Afetividade e Transcendência, nossas sessões com música, vivência e dança = movimento pleno de sentido, são um bombardeio de ecofatores positivos para acessar a saúde, a alegria, o prazer, a coragem de viver.

Biodança é um eixo norteador do desenvolvimento humano e orienta todas as nossas ações do cotidiano. Pautada no Princípio Biocêntrico, toma a vida como valor primordial. Muito mais que ser ecológico, Biodança nos convida a perceber a sacralidade de todos os sistemas viventes e não por travas à sua evolução. “Tudo é sagrado e todo tempo é litúrgico”. Seu modelo operatório vem sendo aplicado nos nossos grupos regulares, e em diversos tipos de instituições: escolas, asilos, hospitais, empresas, presídios e universidades. Nossa linguagem é científica e poética. Aprendemos a sentir música, gestos, movimento, olhar, vivenciando a vida e transformando nossa visão de mundo. Nossa dança é terapêutica e muito pedagógica.

Biodança nos leva a reaprender funções originárias de vida, integrar o pensar, sentir e agir. Estimular os encontros humanos com ternura, fortalecendo nossos vínculos: conosco, com o outro e a totalidade cósmica.

Dançar a vida não é uma incoerência, é uma necessidade urgente para um mundo violento, hostil e bélico como o nosso. Nosso dançar não é alienante, pelo contrário, estamos em conexão com a vida por inteiro: corpo, mente, coração, instintos e células.

Biodança é um modo de ser, uma maneira de existir. E como diz seu criador: “Não buscamos só a qualidade de vida, somos mais ousados: queremos ter o acesso à felicidade”.

Fonte bibliográfica:
ARANEDA, Rolando Toro. Tomos de Biodanza – Sistema Rolando Toro – ALAB / Ceará.

VIOTTI, Liliane; e CARVALHO, Gerson Barros de. A Empresa no Tempo do Amor. Editora Fênix / 1997.




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Lícia Barretto   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa