Cadê meus filhos...esse ninho está muito vazio!!!!!!



Autor Karin Veronica Teixeira da Silva
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 3/30/2008 10:08:51 AM
Por falta de rituais de passagem,nosso mundo moderno inverteu os valores.
Nas situações em que outras gerações visivelmente tinham disposição para festejar, nós apenas geramos sofrimento. Surpreendentemente, pessoas psiquicamente sadias se queixam da desejada síndrome do ninho vazio; queixam-se de que os jovens se tornaram independentes e que os velhos estão novamente livres para voar para onde quiserem. No entanto,muitos "velhos" hoje se esqueceram de como voar ou não tem mais vontade de faze-lo. Eles ficam no ninho vazio e tentam mudar o curso da história e atrair os "meninos" de volta. Ou, quando isso fracassa, eles entram em depressão e precisam de assistência.
O corte definitivo do cordão umbilical dos pais - representado pela saída da casa destes, muitas vezes deixa de existir pois muitos preferem adia-los em favor de uma vida mais confortável e sem compromissos na casa dos pais.
Falta-nos um ninho seguro de rituais em que possamos confiar.
Conseguiríamos fazer as transições com mais facilidades caso tivêssemos ritos de passagem.
Quase poderíamos dizer que ao ignorar as grandes transições da vida, enredamo-nos numa abundância de crises duradouras menores.
O homem ocidental esclarecido não sente falta dos rituais, ao contrário, alegra-se por estar livre dessa superstição.
O acesso mais fácil ao ritual começa com a vivência. No entanto, para os homens de mentalidade científica da nossa época,isso se tornou difícil, pois a ciência até hoje não está em condições de esclarecer a eficácia dos RITUAIS.









Karin Veronica é especialista em Neuropsicologia, trabalhando com Transtorno Afetivo Bipolar, Transtorno de Ansiedade, TOC,PÂNICO,TDAH,PSICOONCOLOGIA,STRESS. Trabalha com grupos semanais, trabalhando no stress através de técnicas de relaxamentos e hipnose. Trabalha com grupos de adolescentes. Orientação Profissional. Gerontologia E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |