CAMINHOS. Escolhas, sempre escolhas!



Autor Carmem Calmon Lacerda
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 11/3/2011 12:47:32 PM
O Mês de Novembro e um mês de expectativas e muita tensão. Assim sinto: as pessoas correm de lá-prá cá procurando fazer em um mês o que deixaram de lado pelo ano afora: é a hora de voltar pra academia, correr atrás do dinheiro extra para as férias, buscar novos companheiros e companheira e iniciar novo ano de bem coma vida. Este frenesi é mais palpável aos profissionais que lidam com pessoas em seus estados emocionais críticos: crises de ansiedade, depressão, pânico, alcoolismo....e por ai afora.
E , não raro, nos deixa algo tensos também.
Tenho, como raramente faço , confesso, buscado me cuidar com mais carinho nesta época, fico mais sensível, mais facilmente magoável, realmente é falta de cuidado, de vigília... Tanto ouvi de um amigo que não me cuido, que não me dou o que dou ao outro, que não deveria ser tão disponível, nem assim compreensível, nem tão clara e aberta em relação ao que sinto e faço, nem isso nem aquilo...
Enfim, me sentindo um completo "???", finalmente busquei ajuda em uma "profissional de vida", minha âncora desde menina, minha tia "xabru", como a chamamos desde sempre, o arrimo de família que pertence à Grande Fraternidade Branca como uma de suas fundadoras e também freqüenta hoje, cultos evangélicos sem o menor dogma, apenas para cantar e falar a palavra JESUS, como me explicou ontem:
Eu so posso te falar o que você já sabe: vai passar, tudo passa, mas muito cuidado com esta moda de que nada é para sempre, pense no que conversamos da outra vez!"
Ahahaha, como sempre ela já tinha a contradição pronta como uma advogado bem preparado, e me disse:
"Minha linda, a vida é mesmo mutante, mas nós mulheres mais sensíveis que se fazem de duronas por necessidades na vida, podemos e devemos acreditar e pregar o nosso "sempre e nunca". Eles são abandonados pelos que não tem coragem de assumir estes estados de permanência por vários motivos, mas geralmente movidos por orgulho, hoje chamada de auto-estima, porque e onde, vocês começaram a mudar o significado das palavras? Você uma vez me trouxe para ler um texto (um de meus primeiros artigos) que me encheu de orgulho. Um texto no qual falava não ter medo e sim gosto de dizer "nunca" para as coisas que afetariam de forma negativa o outro, e "sempre" para o amor. Hoje pergunto se jogou a sua convicção no lixo junto com o papel."
Fiquei pasma ao perceber que havia caído na armadilha do "nada é para sempre" tão difundida entre todos hoje. Vejo agora que cedi a uma pressão exterior de falsa liberdade. Creio que cansei de ser duramente convencida de que tudo muda, quando na verdade, tudo PODE mudar, mas pode também não mudar, e que devemos tentar, ao menos, não permitir que o que nos trás satisfação e nos faz mais plenos e melhores mude -de ser para não ser.
Claro que algumas coisas, ou todas as coisas, são passíveis de mudança, assim como as pessoas, mas o "PARA SEMPRE", o "NUNCA", estes momentos existem sim, e são eternos, não enquanto duram, como nos diz grande poeta, mas por escolha nossa mesmo. Escolhas conscientes, amores seguros e bem vividos, a falta de avidez diante da vida, esta sim invariavelmente mutante, trabalho constante e bem feito, a certeza de estar exercendo teu papel nesse teatro chamado vida, de forma plena, segura, eficiente e produtiva, amando o outro e respeitando a ele e a si mesma.
Testei esta tese particular este feriado ao perguntar a um amigo muito dedicado e apaixonado como pai e marido. Ele confirmou para mim: "Ah, Kri, claro que nada é para sempre, a vida vem e muda tudo o tempo todo, você não cresce...!" Perguntei a ele se o amor dele pela filha tinha vindo com prazo de validade, mas ele... não respondeu!
Sim, eu cresci, amigo querido, cresci mais um pouquinho ontem conversando contigo, vi que estava na beira de uma verdade que não é minha: sou confiante e confiável, insegura e segura, depende de meu momento, mas sempre fiel ao que sinto e penso, má conselheira porque não acredito que devemos ou possamos ensinar o outro a viver.
Mas... sei ouvir e acalentar, sei abraçar, adoro estar com quem amo, adoro acolher em meus braços um filho feliz ou triste..., uma amiga ou cliente magoada que chora... Estes momentos são eternos, bem como a minha decisão de ser e ajudar a ser mais feliz e pleno. E também a escolha por dias mais leves e felizes com quem amo, com quem escolho amar a cada e com quem cativei! Enfim, escolho ser feliz, estar alegre e em paz e distribuir o bem.
Estas são minhas decisões, escolhas de novo ciclo. Assuma você as suas e partilhe conosco.
Paz!
Krika
Avaliação: 5 | Votos: 5




Trabalho e estudo Aromaterapia, Florais de Bach e Califórnia, Terapia do Barro (GEOTERAPIA) e Shiatsu Emocional. Sou Reflexoterapeuta e Fitoterapeuta. Muito confiante e feliz com o meu trabalho, faço com estudo e amor. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |