Castigo é igual à Vingança
Atualizado dia 8/1/2007 12:11:44 PM em Autoconhecimentopor Academia Mental
A culpa tira a responsabilidade sobre as ações porque se espera sempre a punição. A criança que vive de castigo já sabe o que vai acontecer. A punição repara a culpa e ela volta a agir da mesma forma por que a única consequência é a punição. A punição reparando a culpa não permite a responsabilidade e compreensão dos próprios atos. Se você quer que seu filho fique sem responsabilidade (vulgo sem-vergonha), castigue-o todos os dias.
Com o castigo não ocorre o amadurecimento e, sim, a culpa. O desenvolvimento da culpa gera o princípio de olho-por-olho e dente-por-dente, mas que está relacionado à vingança. Na fase adulta percebe-se que se vive com a culpa encobrindo a escolha e a responsabilidade sobre seus próprios atos. Quando a criança age, ela está tentando expressar algo que não estamos conseguindo entender, e nosso papel não é de gerar culpa e sim de facilitar a sua compreensão.
Entretanto, os pais também foram acostumados a sentir culpa e também se culpam pela própria ação da criança, só que esta está num outro momento e seus comportamentos estão de acordo com a fase de seu desenvolvimento, não sendo responsabilidade dos pais.
A responsabilidade dos pais é facilitar o amadurecimento, possibilitando que a criança possa ter uma compreensão das suas próprias motivações e aprenda a exercitar sua vontade de maneira plena e saudável.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 16
Consultorio Walkiria Rovai Psicologa CRP /0613624 R Itacolomi 333 cjs 61 e 116 Higienopolis-São Paulo tel. 32588347 cel 991328936 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |