Cidadão X Educação
Atualizado dia 11/1/2007 2:35:20 PM em Autoconhecimentopor Marisa Rosa
Para ser cidadão do bem é preciso grandeza de espírito. Exercer a cidadania, além de outras coisas, é ter respeito ao próximo. Ser educado e gentil não ocupa espaço e é possível para qualquer um. Educação não depende de livros e nem de dinheiro. É algo que se aprende com o exemplo e através dos olhos brilhantes das pessoas amadas.
Texto revisado por Cris
Simplesmente depende da capacidade da pessoa em se colocar no lugar da outra e considerar que polidez é o mínimo que o outro merece.
Tão simples e profundo como os ensinamentos dos sábios: "não faça aos outros o que não gostaria que fizessem com você", ou ainda, de maneira pró-ativa: "faça aos outros o que gostaria que fizessem por você". Afinal, todas as relações diárias interferem diretamente em nossos pensamentos e atitudes. Com certeza, esse tema não é "a bola da vez" no plenário, nem no noticiário e tampouco nas novelas.
Daí, conclui-se, que a nossa atenção, talvez, esteja voltada para o lado errado.
Como vivemos o nosso dia-a-dia? Como tratamos as pessoas ao nosso redor? O que fazemos para solucionar conflitos? Como agimos quando somos contrariados? Vivemos em paz conosco mesmos? Passamos essa paz ao próximo? O que temos como referência?
Vale pensar, que a paz que tanto queremos, possivelmente, não esteja em qualquer referência externa e sim dentro de nós mesmos, e também no olhar brilhante daqueles que amamos e respeitamos.
Libriana, estudante de temas universalistas desde 2005 (IPPB). Praticante de atividades espiritualistas que me permitem VIVENCIAR o aprendizado, e SENTIR as experiências, que agregam o meu ser. Esse cantinho será para compartilhar esses aprendizados e expressar conteúdos sobre autoconhecimento, e equilíbrio entre corpo/mente/alma. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |