Cidadãos do mundo



Autor Flávio Bastos
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 1/5/2008 4:50:17 PM
O caráter de uma pessoa se mede pela coerência de seu discurso idealizado e aplicado no cotidiano da vida. De que adianta uma bela teoria desprovida de prática? É sómente através do assumir de sua essência livre de encobridoras máscaras que o homem se faz verdadeiramente homem. Caso contrário, estará sempre iludido pelas artimanhas do ego e, sem se dar conta, deixando-se levar ao "sacrifício" como se fosse cordeiro a cabresto de suas próprias inferioridades.
Dessa forma muitos indivíduos professam seus ideais em belos discursos, mas que na verdade, por trás das máscaras escondem interesses que satisfazem um "eu" orgulhoso e ambicioso. Pior ainda, são aqueles que deixando-se levar por discursos de pseudo-líderes, acabam sendo iludidos e cabresteados por "ideais" que escondem segundas intenções disfarçadas de "integridade de caráter".
Por outro lado, se desejarmos sair do âmbito que envolve a pobreza de espírito e a pequenez das inferioridades humanas, observemos um outro ângulo mais "arejado" cuja energia do amor e da caridade flui intensamente a partir do ser humano visto como "cidadão do mundo".
Cidadãos do mundo são seres livres cujo pensamento viaja sem o preconceito de barreiras geográficas, credos, idolatrias ou ideologias, pois ser cidadão do mundo significa ser um indivíduo cônscio de seus direitos e deveres diante da vida que não pertence somente a si, mas a todos os seres que habitam esse privilegiado planeta.
À nível mundial cada vez mais as pessoas começam a se voltar para as causas ditas "nobres". São personalidades famosas ou ilustres desconhecidos que assumem seu "sentido de vida", ou seja, o envolvimento em uma causa social justa que propicie um retorno em termos de gratificação perante suas próprias consciências. São indivíduos que começam a assumir seus deveres de cidadão do mundo, isto é, a percepção de que independentemente da raça, língua falada ou nacionalidade, somos todos, na profunda visão da ecologia universal, seres responsáveis uns pelos outros e pelo destino de nossa transitória morada, o planeta que chamamos Terra.
No entanto, a grande maioria dos seres humanos, por ainda estarem vinculados a uma gama de condicionamentos que limitam a visão ecológica mais profunda de sua essência, vivem uma existência limitada em relação às suas potencialidades como agentes de seus próprios destinos.
Não esqueçamos que somos seres absolutamente livres para pensar e agir de acordo com a nossa consciência, e que também somos o resultado do que sintonizamos através do pensar, do sentir e do fazer diário. Somos, portanto, indivíduos acomodados e indiferentes a um "estado de coisas" que acontece à nossa volta, ou indivíduos atentos e interessados em transformar esse estado de coisas fazendo a nossa parte.
Ultimamente tenho observado que cada vez mais pessoas de meia e de terceira idade que procuram ajuda na Psicoterapia Interdimensional, sentem-se como se estivessem num "emaranhado existencial" em que suas vidas parecem não ter mais sentido. Contudo, subjacente às suas queixas, percebe-se que na essência ainda existe uma tênue chama pronta para aumentar de intensidade e fazê-los encontrar esse "algo mais" que consiga preencher o sentimento de vazio ou de incompletude que lhes angustia e do qual não conseguem visualizar uma saída.
Muitas vezes, ainda jovens, fixamo-nos no ciclo vicioso da rotina diária por anos a fio sem perceber que somos seres transcendentais cujas essências clamam por mecanismos internos que venham acionar a nossa inerente capacidade de expansão consciencial. Expansão que possa preencher vazios existenciais que encontraremos mais tarde na fase madura caso não aconteça na juventude. Por isso, a simples percepção de que poderemos nos tornar cidadãos do mundo, já é meio caminho para que ocorra o processo de descondicionamento que nos impulsione para vôos mais altos na escalada da consciência humana.
Psicanalista Clínico e Interdimensional.
flaviobastos









Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |