Menu
Somos Todos UM - Home

CIÊNCIA x TERAPIA HOLÍSTICA

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Rogério Pires

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 21/06/2007 11:27:02


O USO INDISCRIMINADO DA CIÊNCIA PARA EXPLICAR AS TÉCNICAS DA TERAPIA HOLÍSTICA

Por Rogério Pires
www.phatae.com

O advento de uma nova filosofia de vida, necessária nos dias atuais, devido aos importantes acontecimentos mundiais que estão ocorrendo, principalmente nas últimas décadas, presenteou-nos com diversas descobertas interessantes acerca do que realmente necessita o ser humano para a obtenção da “felicidade”, ou de simplesmente, uma qualidade de vida considerada aceitável, levando em consideração a sua escala de valores e idiossincrasia. Algumas destas importantes “redescobertas” vão de encontro com diversos conceitos pré-estabelecido por uma minoria que visam justamente a submissão e a manipulação de conhecimento à favor da ignorância e servilismo da grande massa, no sentido de aquisição de poder e controle por pequenos grupos que detêm um certo tipo de posição privilegiada.

A população em geral é, cotidianamente, influenciada por estas informações, direta ou indiretamente, somos bombardeados por elementos que nos limitam e promovem, propositadamente, insegurança e baixa auto-estima. Devido a este tipo de influência diária, o indivíduo desenvolve, consciente ou inconscientemente, a necessidade de se rotular, ou de se enquadrar, a um “grupo” ou condição sócio-cultural que lhe forneça a sensação de auto-aceitabilidade e promova uma pseudo-segurança. Esta falsa sensação é uma ilusão criada pelos nossos conceitos mentais devido ao fato de associarmos a nossa “busca” a fatores externos. Desta forma, a sensação é duradoura tão quanto a existência do objeto externo ao qual ela se associa.

Portanto, a INDISCRIMINADA associação da ciência, ou de fatores externos, à Terapia Holística e seus benefícios, pode-se basear na necessidade de uma auto-afirmação por aqueles que à praticam, ou simplesmente, uma tentativa de demonstrar a eficácia destas técnicas de maneira aceitável e não questionável pela população em geral. O receio de uma não-aceitação daquilo que foi rotulado, julgado e punido durante a história da Terapia Holística, ainda se faz presente nos dias atuais, mesmo que de forma velada e não declarada, corroborada pela falta de informação e ignorância da verdadeira história desta ARTE. Isto se dá, devido ao condicionamento que temos em associar aquilo que se conhece, com àquilo que se pode provar a sua aplicabilidade através da metodologia convencional. Que não é o caso da Terapia Holística.

A Terapia Holística, em sua totalidade, assim como as suas benfeitorias, em se tratando de resultados e análises, não pode ser avaliada somente através do método convencional de análise estipulada pela ciência atual, faz-se necessário uma nova abordagem analítica que tenha uma aplicabilidade holística.

O que se Pode Fazer Para Resgatar A Visão Milenar e Original da Terapia Holística?

Em primeiro lugar, cabe ao próprio Terapeuta Holístico, vivenciar a premissa da auto-prática da ARTE que o mesmo facilita, deixando de lado a expectativa pessoal quanto o resultado e a aceitação do público em geral, em troca de uma abordagem holística onde ele assuma a sua importante posição, não só de facilitador da técnica apenas, mas de um importante colaborador no processo de evolução mundial ao qual o mesmo faz parte.

Dedicar-se cada vez mais aos milenares ensinamentos que nos são apresentados diariamente com muito amor e alacridade, sendo congruente com eles, no sentido de romper os processos duais existentes em seus mecanismos de defesa, praticar a auto-análise acerca do seu posicionamento e comprometimento com aquilo que realmente é a sua verdade de propósito.

Não utilizar o conhecimento julgando e fazendo comparações com o avanço ou processo consciencial de outras técnicas ou profissionais. O conhecimento deve ser utilizado para viabilizar cada vez mais a alegria e o nosso equilíbrio interno, proporcionando-nos assim, a criação de uma intenção inteligente para nos libertarmos cada vez mais de atitudes e pensamentos indesejados que nos prendem aos nossos desejos e vontades, por conseguinte, proporcionarmos o mesmo sentimento aos nossos clientes. Esta intenção deve ser elaborada com muito senso de humor e um admirável sentido de Unidade. Devemos aprender cada vez mais, não busquemos a perfeição, pois ela nos limita. Quando nos sentimos perfeitos cessamos a nossa busca e quando a busca é cessada, damos fim ao aprendizado. Busquemos sempre a EVOLUÇÃO. Que façamos o resgate de nossa VERDADEIRA história!

A questão não é a associação da Ciência com a Terapia Holística, e sim a sua associação descomedida e sem base empírica, que devido ao modismo atual tem se tornado uma constante em nossos dias atuais. Devemos ser capazes de discernir o que é REAL e o que é FICTÍCIO nesta nova e proeminente relação. Devemos sempre seguir o caminho do meio em nossas escolhas.

“A ciência sem religião é paralítica. A religião sem a ciência é cega”. (Albert Einstein)

Por Rogério Pires
Terapeuta e Psicoterapeuta Holístico – CRT 37461
www.phatae.com

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Rogério Pires   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa