Comer demais, o que esse sintoma significa.



Autor A Educação emocional
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 6/19/2007 9:11:44 PM
Comer em excesso, pode não parecer um problema complexo, mas o aumento de peso ou entraves em nossas vidas, podem denunciar o quanto estamos alienados de um problema maior.
Hoje temos vivenciado uma explosão epidêmica de obesidade, principalmente em paises onde o estresse e a facilidade em obter-se alimentos, somados a alienação, resultam em obesidade e comorbidades (doenças associadas).
Temos tendências genéticas para a obesidade, mas também conseqüência de um condicionamento que nos ensinou a trocar desconforto emocional por comida. O que nos distrai acaba nos “roubando” a oportunidade de obtermos ganhos reais, verdadeiros eternos, estruturais.
Quando nos sentimos vazios, sós, insatisfeitos, comemos para termos a sensação de estarmos, repletos,satisfeitos.
Toda a busca externa de satisfação é uma ilusão, toda droga vende essa ilusão, todo o status, todo o aquisição externa, que prometa modificar seu estado de animo é uma ilusão.Fazer dieta é uma ilusão.
A felicidade é um estado do ser, é estar no ser, é estar em si, que significa ser e não ter, buscar estar bem valendo-se de algo fora de si é errar o alvo. O equilibrio vem de estar bem consigo mesmo, sem precisar de nada. Do equilíbrio vem a harmonia que é o principio da segurança e do bem estar, tudo o que se quiser virá à partir daí e não o inverso.
Serei feliz quando tiver dinheiro.., tiver alguém..., tiver um corpo Perfeito..., etc, etc, etc. Pensando assim,coloco a felicidade longe e fora de mim...Difícil e inatingível.
O verdadeiro processo que nos conduz ao sucesso é o que trabalha de dentro para fora. Início me encontrando. A partir daí me sinto forte para conquistar o que quero.
O que “quero” e não o que “preciso”.
E falando em estar forte e seguro, querer e precisar , são situações muito diferentes.. Querer me coloca o senhor da situação. Precisar me torna carente. Compreende? Muda tudo!! Se eu preciso de alguém para me sentir feliz, então sou vazio, dividido.
Ao observar-se você descobrirá o quanto é poderoso.
Observar-se!!!
Para onde estamos olhando? Quem controla nossas vidas... Quais pensamentos povoam nossa mente? Quem controla quem? Você controla os pensamentos ou eles te controlam?
No caso da comida, se é compulsivo responda:
Você tem controle do que come ou o vício te controla?
Quanto você parou para olhar para o seu jeito de comer?
A sua obesidade está falando coisas a teu respeito, não irá embora enquanto você não ouvir. Não adiantam dietas, restrições,lutas constantes e frustradas.
Se você está pronto para encarar, venha fazer parte de nossos grupos.
Estamos ensinando e aprendendo a nos amar e respeitar.
Um afetuoso abraço.
Nanci.
Contato:
Fone 3673-4778
E-mail. [email protected]









Psicanalista desde 1983. Sucesso em atendimento à educação e vínculo direto com as artes visuais, dança, música e teatro. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |