Como encontrar a alegria eterna
Atualizado dia 11/29/2006 9:12:08 AM em Autoconhecimentopor Júlia Signer
Analisando bem, isso não é tão difícil assim, ter este desejo puro. Todo mundo quer sentir amor e alegria o tempo todo, daí as pessoas que não sabem (por não terem tido a informação) que isto é possível. Ficam falando sobre ciclos, sobre coisas a serem purificadas, sobre os aspectos da dualidade, do equilíbrio entre alegria e tristeza. Nada disso! Na unidade primordial tudo é puro e infinitamente belo e esta unidade primordial reside no humano, no centro de seu coração; só precisa encontrá-la.
Há muitos caminhos, mas eu gosto de ir direto ao ponto. A unidade primordial está louca pra se revelar pra você, este é o único anseio dela; basta querer, ser humilde dentro de si mesmo e desejar. Humilde porque se você ainda não a encontrou, não sabe como é. Não adianta ter lido em livros e conhecer pessoas iluminadas. A experiência dá outra compreensão, então, há que se soltar dos pré-conceitos e entregar-se ao NOVO.
Bom, sei que este desejo assim tão puro é um pouco difícil, pois há nossos amores, sonhos, apegos... Mas viver na unidade não exclui nada disso, aliás o deixa mais humano, pois cai o julgamento, a carência e o vazio. Vem a real liberdade, liberdade de se estar bem, porque agora há um lótus, um fogo, o universo se criando, dentro de seu coração. E mesmo quando a “casa cai” - porque, sim, há momentos na vida em que isto acontece - sempre, sempre, sempre, seu coração vai irradiar amor.
Voltando, você entra em si mesmo e deseja conhecer, ser, que se revele a Fonte. Cada um tem uma experiência ao se encontrar. Isso é pessoal e não se repete, como impressão digital. Depois da fonte ser presente em si, você começa a praticar a generosidade do amor, amando-se, cuidando de si mesmo, se respeitando. Logo, é a hora de ir pro outro, amando-o, cuidando dele e respeitando-o. Neste momento você pratica a generosidade real.
Um amado e amigo Mestre, um dia, contou uma história que ilustra bem o caso, a importância de se encontrar primeiro. "Há um velhinho que caminha por uma rua e, sem maiores motivos, cai no chão. Um rapaz ali perto vê e quer ajudar e a assistência prestada é trazer-lhe um copo d´água. Logo depois passa um médico que o socorre e toma as medidas apropriadas para o velhinho se recuperar." Entende? Enquanto você não vivencia a verdade em si mesmo não há como prestar real ajuda aos outros. Não que não devamos! A água ajudou o velhinho, o aliviou um pouco, mas não realmente o curou; só o médico, por já ter o conhecimento, conseguiu de fato ajudá-lo.
Às vezes a gente pensa que temos que dar, se doar ao outro, e isto é correto, porém, há que se saber como fazer para não atrapalharmos o outro. Temos que, antes, tirar a nossa própria venda pra depois ir onde está o outro e tirar a dele.
Depois da generosidade vem, naturalmente, a alegria, a vontade de se manter neste estado de amor. E isto é quase espontâneo, um relaxar por dia, ou seja, uma respiração profunda por dia já o faz. Depois é tudo espontâneo, fluído, sem regras. Por isso eu acho fundamental primeiro se encontrar. Pra mim deveria ser algo ensinado na escola, como a primeira lição. Esta sim é uma verdadeira escola. E é tão fácil, tão simples e não exige nada além de você mesmo, perfeitinho do jeito que é.
Tá, precisa coragem: coragem de deixar as dores, coragem de ser feliz, coragem de poder ser livre. Pensamos que desejamos isso mas há um vício nas nossas estruturas e é óbvio que elas querem sobreviver. Imagine só nunca mais se lamentar, se subestimar, se vitimizar? Nossa, é quase um suicídio! Imagine nunca mais duvidar de quem é, saber o que faz aqui na Terra, saber, se aventurar a sentir a origem do universo? É muita coisa... Há que ser corajoso para atravessar este túnel de autocríticas e infelicidades e encontrar a luz eterna do amor.
Por isso que se diz que este caminho é difícil para alguns, não porque encontrar a Fonte Primordial seja algo complicado, mas ter a coragem e o real desejo espontâneo dentro de si é um tanto raro.
Independentemente de ter este desejo ou não, saiba que no momento que quiser decidir atravessar o rio, o Amor estará à sua espera, pacientemente, aguardando.
Boa sorte!
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 23
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |