Como ir além da consciência de vítima?
Atualizado dia 20/09/2015 20:10:20 em Autoconhecimentopor Isha Judd
Em última instância, há apenas duas atitudes que podemos tomar na vida: a atitude de vítima ou a de criador. A vítima não pode ver a beleza, a abundância nem a perfeição inerente de cada momento, porque tem uma ideia de como as coisas deveriam ser, uma ideia que inevitavelmente foi violada, uma ideia que está em desacordo com o que é. Este sentimento de inconformidade cria raiva -raiva ante a vida, ante Deus- mas se manifesta na vítima como passividade, peso depressivo, inércia e aparente falta de interesse, mostrando-se mais como tristeza que como raiva. Em última instância, representa o ódio e violência a si mesmo. É a rejeição suprema ao que é: violência à vida.
A única maneira de romper com este padrão de vitimismo é tomando o papel de criador. Um criador eleva sua criação, a vítima a critica. O criador vive em apreciação, uma vítima se queixa, sem assumir a responsabilidade. Estes são totalmente opostos. O criador abraça tudo o que lhe é apresentado. Responde a tudo com um sim, o que o permite viver uma vida em abundância. A vítima, por outro lado, está ressentida e negativa. Não pode ver a perfeição e beleza inerentes à vida, porque tem uma ideia rígida de como as coisas teriam que ser. Envolto em um manto de passividade fervente, transforma-se em ira suprema: a rejeição à existência, a negação ao que é.
Cada vez que olho minha vida com um não ou com uma ideia melhor de como as coisas deveriam ser, estou rejeitando a vida. Como não posso controlar o jogo, não jogarei. Não posso entender, assim não aceitarei. O extremo chega a ser a obsessão de um intelecto medroso; suas complicações drenam a alegria da vida. A consciência vive na unidade do coração. Quando se vive a partir do coração, não ficam mais perguntas. Quando você é o absoluto, a necessidade desesperada de entender desaparece, absorvido pela alegria plena do ser puro. O coração não quer nada mais quando encontrou o amor.
Como posso passar de vítima a criador? Focando-se na consciência, na profundidade silenciosa que se encontra dentro de todos nós, até converter-se em uma mente sem pensamentos. Por quê? Não há um porquê. Simplesmente é. Quando você notar que está resistindo ao que é, pensando que algo poderia ser melhor neste momento ou que algo é injusto, deixe-o ir. Relembre que quando flui, quando você se entrega, está sendo Deus. Quando está lutando, está sendo uma criança ressentida que não quer tomar responsabilidade. Nada poderia ser melhor neste momento, nada é injusto, porque Deus é tudo; você é Deus em tudo, Deus é alegria e tudo é sua criação.
*Confira a agenda de atividades do Sistema Isha no Brasil em Outubro clicando aqui
*Tire umas férias do ser, participe com Isha dos retiros especiais de uma semana no Centro Internacional para a Paz no Uruguai clicando aqui
Texto Revisado font> em>
Avaliação: 5 | Votos: 44
Isha é mestra espiritual reconhecida internacionalmente como embaixadora da paz. Criou um Sistema para a expansão da consciência que permite a auto-cura do corpo, da mente e das emoções. Site oficial www.ishajudd.com E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |