Como você administra seu tempo?



Autor Mirian Nasser Gomes
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 26/04/2006 11:52:48
Quem nunca reclamou da falta de tempo para realizar todas as atividades do dia-a-dia? É comum dizermos que estamos correndo sempre atrás do tempo ou contra o relógio na hora de cumprirmos nossos compromissos, não é? Será que não estamos “enrolando” ou mesmo “matando” nosso precioso tempo?
Estamos sempre reclamando que nosso dia não rende e que não conseguimos fazer tudo o que precisamos em um dia: compras, serviço de casa, cuidado com as crianças, leitura, faculdade, atenção para os amigos e familiares, relatório para a empresa, reuniões, curso de idiomas, ginástica, curso de reciclagem e aperfeiçoamento profissional, lazer, cabeleireiro, cuidado com a gente mesmo, entre tantos outros compromissos. Ufa! Será que é possível realizarmos tudo o que nos propomos num espaço tão curto de tempo?
Todos dizem que, para ser um bom administrador de seu tempo, temos de nos organizar, calcular com precisão o tempo a ser gasto nessas atividades e anotar tudo para não confiar somente na memória.
Mas, além disso, existe um fator muito importante que poucos levam em conta: o fator emocional. Será mesmo que a não-realização dos nossos projetos não são consumados somente pela falta de tempo?
Quantas vezes não somos flagrados gastando mais tempo em tarefas que faríamos em minutos e outras que executamos em um espaço curto de tempo para nos livrarmos logo da “encrenca”. Temos o hábito de deixar as atividades mais complicadas ou chatas para depois ou por último e, muitas vezes, não as fazemos e vamos “empurrando com a barriga”.
E, com tudo isso, onde colocamos a qualidade nas nossas atividades?
O correto seria primeiro organizar nossas pendências por nível de importância, ou seja, nos dedicarmos exatamente às atividades mais complexas para termos tempo de usufruir de hobbies e de atividades prazerosas. Este é o equilíbrio que tanto buscamos, visando uma vida mais tranqüila e feliz.
Não adianta alguém orientá-lo a fazer uma lista e forçar você a segui-la com o objetivo de ensiná-lo a administrar melhor seu tempo. Muitas vezes são atividades práticas e um tanto óbvias mas que devem fazer sentido dentro de você.
Sei que não é fácil. Não é à toa que livros especializados proliferam pelas prateleiras das livrarias e profissionais ministram cursos em empresas, com dicas e técnicas eficazes para aprendermos a ser senhores do nosso tempo.
Administrar bem seu tempo, fará com que você adquira maior produtividade, qualidade de vida e, conseqüentemente, mais saúde, livrando-se do estresse tão comum nos dias de hoje.
Cada pessoa tem uma necessidade, um ritmo de vida e principalmente um sentido de urgência diferente. Não somos máquinas para seguir um roteiro de atividades segundo uma programação previamente definida. Estamos sujeitos a incidentes e alterações nos planos durante o percurso e temos de ter discernimento e praticidade para executá-los da melhor forma possível, de forma a não afetar tanto a nossa rotina.
Na verdade, só quando percebemos que nossa vida virou um caos total, que estamos perdendo oportunidades valiosas e únicas em nossa vida e, como conseqüência, nos prejudicando nos campos pessoal, social e profissional, é que tomamos a iniciativa de mudar radicalmente nosso estilo de vida!
Muita gente diz que devemos viver um dia de cada vez, sem nos preocuparmos tanto com o futuro pois ele é duvidoso; outros dizem que, sem planejar o futuro não podemos viver o presente com tranqüilidade. O difícil é viver em equilíbrio segundo esses dois conceitos porque como diz a canção do Cazuza, "...não pára não, o tempo não pára..."
É como aquela história clássica do exame para o vestibular. O candidato teve um ano inteiro para estudar e se preparar para o exame, por isso, não adianta nada revisar toda a matéria minutos antes do exame porque só aumentará a ansiedade e o nervosismo, trazendo prejuízos para a sua concentração.
Não vire escravo do tempo. Afinal, tempo é sinônimo de liberdade!
Texto revisado por> Cris
Avaliação: 5 | Votos: 7




Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |