Menu
Somos Todos UM - Home

CONSTELAÇÕES FAMILIARES

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor ANA PAULA DE JESUS

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 11/08/2017 18:50:52


As transformações que começam na alma....

É difícil dizer a amplitude de alcance de uma constelação familiar. Sinceramente observo grandes mudanças em mim e no meu sistema familiar desde que conheci as constelações, porém, muito mais depois que passei a constelar meus temas pessoais.

Conheci o tema não sei dizer exatamente como e quando, mas, se não me engano foi por volta de 2015. Não sei o mês.  Só sei que esse foi o ano que tomei conhecimento da existência das constelações familiares, pois nessa mesma data fiz meu curso de mediação de conflitos e lá uma das professoras mencionou sobre isso, imediatamente eu comprei um livro do Bert Hellinger, baseado numa entrevista que ele deu a uma jornalista. Li, parte do livro e deixei de lado. Acho que ainda não estava pronta para aprofundar muito naquele instante.

Algumas questões familiares e pessoais me abalaram muito nos anos de 2015 e 2016. Vez ou outra eu pesquisava algo a respeito. Até que passei a procurar compulsivamente sobre o assunto, mas ainda sem ter condições de presenciar as constelações.

Muitas questões dolorosas foram enfrentadas nesses dois anos relatados e tentei ir várias vezes participar das constelações, sem sucesso. Porém, um certo dia deu tudo certo e fui.  Foi em 2016 a minha primeira participação em constelações.

Lembro-me que fiquei empolgadíssima com a confirmação de minha participação. O dia inteiro foi especial, pois eu sabia (no intimo do meu ser) que era um marco em minha vida. Estava ansiosa e esperançosa e sabia que estava exatamente no lugar que deveria, com a pessoa certa.

Ouvi alguns relatos de pessoas que procuram milhares de referências antes de encontrar o constelador/facilitador certo. Eu, honestamente, apenas segui a minha intuição e fui, certa de que era isso mesmo. Local certo, momento perfeito e facilitadora ideal para mim.

Quando cheguei ao local era um misto de excitação e nervosismo. Eu sabia que a partir daquele dia algo mudaria em mim, na minha história e descobri depois que em meu sistema familiar também.

Pensei que por ser a minha primeira vez eu não iria ser representante (participar de uma constelação), mas, para minha surpresa logo de cara fui chamada a participar. Naquela noite participei como representante em todas constelações. Eu que fui para somente observar, participei de todas.

Foi catártico! Ser representante, assim como apenas observar o que se passa, é absolutamente terapêutico. É difícil você não se identificar com algum tema, alguma constelação, pois somos pessoas distintas, mas os padrões familiares se repetem. O que acontece em minha família, também pode acontecer na sua.

Curiosamente, as representações que fiz tinham exatamente a ver com o meu momento presente. Sem dar detalhes, pois respeitamos as histórias de cada um e o sistema familiar de cada pessoa, por isso não comentamos especificamente a constelação de ninguém, mas apenas para uma ilustração, vou relatar um pouco uma de minhas representações.

Como disse, estava passando por períodos difíceis, bem abalada com tudo e as representações que fiz diretamente estavam relacionadas ao que estava passando. Num dado momento representei uma mulher forte, muito competente e capaz de lidar com sua vida e seus conflitos, eu sentia essa força dentro de mim. Porém, pessoalmente toda essa força no momento era justamente o que me faltava. Olha que interessante: a pessoa que me escolheu para representa-la não sabia de nada, a escolha é feita pelo inconsciente. Eu me sentia fraca, mas fui escolhida para ser a força de alguém. Sensacional isso!

A história se repetiu por diversas outras vezes. Certa vez, eu sem autoestima alguma na ocasião, fui chamada a representar justamente o que? A AUTOESTIMA da consultante. Incrível!

Outra vez, eu querendo resolver minha vida afetiva, em meio a tantos conflitos pessoais, sou chamada a representar uma moça que passava exatamente pela mesma coisa.

Na verdade, quando você está representando está a serviço do campo e do sistema familiar de quem está representando e não está trabalhando os seus problemas diretamente, porém, indiretamente está sim. Todos nós somos beneficiados de alguma forma ao participarmos das constelações , nem que seja apenas observando.

Constelar é estar atento as coisas sutis da vida.  O lado racional deve ficar um pouco de molho, por assim dizer. Se você está acostumado a racionalizar tudo, contabilizar e entender tintim por tintim, quiser saber os motivos de tudo, as explicações lógicas de cada situação, talvez, nesse caso, você tenha certa dificuldade inicial com as constelações.

Porém, se estiver aberto ao novo, sobretudo a um novo paradigma da ciência, a constelação entrará em sua vida da melhor maneira possível.

Para todas as coisas há um tempo. Não podemos forçar nada. Se o seu sistema familiar não estiver pronto para ser mexido, então, não podemos forçar isso. Devemos respeitar e no momento correto, tudo acontecerá.

Certas resistências, dificuldades em chegar ao local da constelação ou agendar data para terapia individual, ou quem sabe mesmo em pagar as consultas, podem revelar que há uma força contrária ao tratamento.

Nada é descartado e para tudo existe um significado. Entender que as vezes precisamos vencer esses pequenos obstáculos para mudarmos é o começo.

Pode ser que eles não sejam vencidos, pois, você ou seu sistema não querem ou não podem dar conta das mudanças que estão por vir.

Não sabemos a dimensão, o quão profundas são essas mudanças, porém, elas são intensas. Elas vão ao amago da questão, acho que além disso ainda. Chegam a mais remota origem das questões humanas. Difícil quantificar.

Uma coisa eu posso dizer com certeza: ninguém fica imune a uma constelação.  Ainda que conscientemente nada aconteça, no inconsciente tudo está sendo registrado e modificado. Cada um na sua medida, de acordo com a sua exata necessidade.

Esse é um post que faz parte da série que farei a respeito das constelações. Já escrevi outras e tantas mais serão escritas. Se o tema o interessa, vem comigo e acompanhe os próximos artigos. Até lá! ;-)


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor ANA PAULA DE JESUS   
Escritora e Poeta, Advogada, Psicóloga, Mediadora e A.T. (acompanhante terapêutica).
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa