Menu

CONSTRUA A SUA INFELICIDADE !!!

Atualizado dia 5/19/2006 5:27:23 PM em Autoconhecimento
por Paulo Valzacchi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Muita gente acredita que ser feliz é difícil, mas ser infeliz também dá trabalho! Tudo é uma questão de construção.

Num intervalo de minhas consultas, parei e comecei a rabiscar numa folha de papel, anotando de maneira resumida, algumas características que precisamos ter para nos tornarmos infelizes. Muitas e muitas me vieram à mente, mas retirei umas quatro que realmente estão presente em todos os casos de infelicidade.

A infelicidade tem seu ponto máximo quando queremos impressionar os outros; as pessoas dão tanta força aos julgamentos alheios que começam a viver construindo a imagem de um personagem que agrade às outras pessoas, geralmente para serem aceitas no meio em que vivem; e sempre têm, na ponta da língua, uma ou outra desculpa para as suas atitudes.

Tinha uma paciente que havia se divorciado há mais ou menos uns 10 meses e na empresa em que trabalhava jamais havia comentado o fato. As pessoas perguntavam de seu relacionamento e ela insistia em dizer que estava tudo normal; ela tinha um medo desenfreado do que as pessoas poderiam dizer de sua vida, de como elas a julgariam; isso a tornava infeliz, pois cada passo que dava parecia que estava sendo vigiada; ela se cobrava muito e por consequência exigia muito dos outros.

Outro fato também comum é desperdiçar a vida alimentando ilusões e perdendo oportunidades. A exemplo disso, tenho um cliente que alimentava ferozmente uma forte ilusão em relação ao seu último relacionamento. Embora afastado há mais de dois anos, não aceitava a perda e dizia convictamente que iria reatar os laços. O interessante é que a ex-parceira já estava noiva e rumava para um possível casamento; há dois anos não mantinham mais contato. Ele, por sua vez, deixava inúmeras oportunidades de novos relacionamentos escaparem de suas mãos; estava imerso na ilusão, construindo pouco a pouco a sua infelicidade.

A infelicidade também se baseia na coleção primorosa de quinquilharias; geralmente colecionamos um sem número de tranqueiras, que dizemos a nós mesmos que um dia iremos usar. Tenho uma paciente que guardava o seu vestido de noiva de 25 anos atrás para sua filha. O estranho é que ela tinha uma filha de apenas 15 anos e o vestido mais parecia uma relíquia dos anos 70. As pessoas não se desfazem do desnecessário e continuam guardando não somente coisas materiais, como também coisas emocionais, que abarrotam a vida de sofrimento, causam o peso que prejudica a caminhada.

E o que mais pude observar é que as pessoas vivem muito longe de si mesmas; não estão atentas para o que se passa dentro delas mesmas; não dão importância ao que sentem e renunciam constantemente às suas vontades, dizendo geralmente que não querem ser egoístas, mas passam a ser vítimas de sua própria armadilha.

Portanto, infelicidade se baseia em alguns detalhes que podemos mudar no nosso dia-a-dia de maneira prática:
- Viva para impressionar a si mesmo, não para impressionar os outros.
- Agarre as oportunidades que aparecem com responsabilidade; não as desperdice.
- Colecione bom momentos e vitórias; não colecione quinquilharias materiais ou emocionais.
- Viva perto de si mesmo e fique atento às suas necessidades.

Fazendo isso você estará construindo uma base sólida para alicerçar a sua felicidade.

Sucesso em sua jornada!

Dr.Paulo Valzacchi (www.autoconhecimento.valzacchi.com.br) é Biomédico, palestrante e professor
especialista em saúde emocional. É autor de uma série de CDs de auto-conhecimento.
Este texto é um dos temas de suas palestras e cursos.

Contato: [email protected]

* Os créditos acima sempre devem acompanhar o texto *

-------
A U T O R I Z A Ç Ã O D E P U B L I C A Ç Ã O

O texto acima pode ser publicado gratuitamente como colaboração para
seu site, revista, jornal, ou e-zine, desde que o conteúdo seja mantido na íntegra, inclusive, os créditos do autor, que permanece com todos os direitos autorais.


Dr.Paulo Valzacchi na revista ACREDITE EM VOCÊ da editora Qualidade de Vida!
www.autoconhecimento.valzacchi.com.br

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 19


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Valzacchi   
Dr.Paulo Valzacchi.: Visite nosso site www.meupoder.com.br Visite nossa loja virtual www.crescimentoesabedoria.com.br Visite nosso facebook: www.facebook.com/valzacchi Visite nossos cursos Online : www.pau524.wixsite.com/cursos Visite nossa loja esoterica : www.lojamenteplena.com.br Nossos email: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa