CRESCIMENTO ESPIRITUAL



Autor Maria Luiza Silveira Teles
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 7/2/2005 4:31:57 PM
Nós, espiritualistas, passamos a vida estudando, debatendo, refletindo, meditando, orando. Somos capazes de falar sobre os chakras, sobre a aura, sobre os 7 corpos, as diversas dimensões, etc. Isto não é difícil para quem tem uma inteligência normal e estuda o assunto. Entretanto, uma coisa sabemos, esta é a mais dura tarefa a que nos propomos: sabemos que o mundo só vai mudar com a nossa própria mudança interior. Mas, só quem tem este propósito sabe o quanto ele é difícil!
Matar o ego, abater o orgulho, conseguir o desapego, atingir a paz é um árduo trabalho, ou melhor, uma batalha que temos que travar conosco mesmos, minuto a minuto. E, tantas vezes, quando pensamos que já atingimos um grau profundo de espiritualidade, lá vem o ego se manifestando numa susceptibilidade tola, lá estão as nossas arestas e o nosso lado sombrio presentes num relacionamento amoroso e, assim por diante.
O crescimento espiritual é algo que temos que alimentar dia a dia. A meditação, o silêncio, o estudo, o exercício do desapego, da tolerância, da humildade, do amor incondicional, são tarefas para cada momento de nossas vidas. É como subir uma montanha, cheia de escarpas e espinhos ou atravessar um rio turbulento, onde temos que vencer todos os obstáculos para alcançar a outra margem.
E o pior é que, na maioria das vezes, as circunstâncias se mostram adversas, colocando-nos, constantemente, em uma prova de fogo. Não contribuem os ambientes familiares tumultuados, a sociedade agressiva e competitiva, os problemas terrenos a nos esgotar a paciência e a desgastar-nos emocionalmente.
Ser divino num corpo físico, com toda a influência de sua química e um inconsciente que registra todos os traumas passados, não é nada simples e nem fácil. Mas, se o lírio pode nascer e florescer na lama, nós também somos capazes do mesmo. Só não podemos, em momento algum, pensar que já chegamos, que já alcançamos a meta, porque, quando isso acontece, a pessoa fica estagnada e água parada é propícia a todo tipo de bactéria...
Busquemos, constantemente, a Luz Interior que nos ajuda nesta tarefa hercúlea! Busquemos o abrigo, o incentivo, o alimento nos braços de Deus Todo Poderoso, que conhece as nossas fraquezas e nos ama incondicionalmente. Ele, somente Ele pode nos dar a força de que necessitamos para que o nosso deus interior domine e brilhe.
Maria Luiza Silveira Teles
Professora universitária, escritora, consultora pedagógica, terapeuta Reiki. link marialuizateles.zip.net
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 22




Fui professora de Inglês e, depois, professora universitária de Psicologia e Sociologia. Tenho 29 obras publicadas pelas editoras Vozes, Brasiliense e Parêntese. Hoje, trabalho como professora-visitante por todo o Brasil, sou consultora pedagógica e editorial e faça Reiki nas pessoas necessitadas que me chamam. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |