CULPA E RESPONSABILIDADE



Autor Mônica Turolla
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 5/14/2011 5:48:52 PM
O sentimento de culpa nos paralisa.
Sempre que nos sentimos culpados, paramos e ficamos batendo na mesma tecla - "se tivesse feito diferente, se não tivesse feito, se tivesse , se não tivesse..."
Enquanto isso, o que podemos fazer fica na fila. Esperando. Esperando.
Sentindo-nos culpados, somos manipuláveis.
Já refletiu sobre isso?
A culpa faz com que desejemos nos redimir, e quase sempre nos colocamos em situações desconfortáveis para isso, e ela continua lá. Permitimos coisas que não permitiríamos se não nos sentíssemos culpados, e então sentimos culpa por permitimos e assim vai.
Um culpa gera outra que gera outra, etc... e assim nos colocamos num ciclo interminável de culpas.
O que aconteceria se, ao invés de assumirmos a culpa, assumirmos a responsabilidade???
Quando assumimos responsabilidade estamos ativos, erramos e daí?
Sim, e daí? Todos erram! Somente aqueles que fazem algo erram.
Ao assumirmos a responsabilidade podemos fazer algo a respeito, estamos no controle - eu errei e não cometerei o mesmo erro, isso não justifica cometer outros em nome da ‘culpa.
A culpa também implica numa situação vitimizante.
"Pobre de mim, sou culpada (o), assumo, eu não sabia.... me perdoe."
Acontece que ninguém pode nos perdoar. Só nós mesmos podemos fazer isso, pois enquanto não nos perdoarmos é inútil que alguém tente, não vai adiantar.
Frequentemente continuamos nos culpando, enquanto o(s) outro(s) envolvidos na questão muitas vezes nem lembram mais do acontecido, continuamos nos culpando assim mesmo e ainda verbalizamos: ‘Mas EU não consigo me perdoar".
Joguemos fora os sentimentos de culpa, porque sempre fazemos o que julgamos melhor naquele momento. Mesmo que seja um erro.
Sempre escolhemos o que julgamos ser a melhor conduta na ocasião. Às vezes não é.
Se pudéssemos voltar no tempo, faríamos tudo novamente, pois naquele momento não tínhamos o conhecimento e o entendimento que temos agora.
Culpar-se só provoca o adiamento do que poderia melhorar.
Se formos acusados de algo, e concordarmos que fomos realmente responsáveis pelo acontecimento, assumamos a responsabilidade e façamos algo a respeito. Se nós mesmos estamos nos acusando façamos o mesmo.
Ser responsável pelas nossas atitudes é estar no controle das nossa vida, e controle sobre a sua vida é algo que uma pessoa que sente culpada não possui.
Mônica Turolla
14/05/2011
Visite meu site: link









desbloqueio emocional - EFT e Three in One Concepts, coaching, terapia de regressão, hipnoterapia, florais, reiki, acupuntura Cursos e Atendimento presenciais e online E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |