Da era primitiva à nova era, o que mudou no ser humano?



Autor Bernardino Nilton Nascimento
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 4/12/2011 11:17:04 PM
Segundo os estudiosos, houve uma grande evolução entre a "era primitiva" e a "nova era", ou a era da modernidade. Porém, toda esta diferença está na evolução das coisas para facilitar a vida do ser humano. Mas em termos de caráter, de uma vida em comunidade e de uma sociedade justa, acredito que pouco evoluímos. Na verdade, a grande evolução industrial, capitalista, não reflete a evolução do ser humano.
O período primitivo foi o mais extenso que conhecemos na história da humanidade.
Neste período surgiram nossos primeiros antepassados. Daí para frente a evolução foi diária, e a cada dia ficamos materialmente e fisicamente diferentes. O desenvolvimento da mente e a acumulação das experiências e conhecimentos nos forneceram o direito de pensar. Não podemos negar o aperfeiçoamento dos instrumentos, utensílios domésticos e outros atrativos criados para levarmos uma vida moderada e luxuosa.
Na era medieval, respeitávamos as forças da natureza, acreditávamos na vida após a morte, enterrávamos nossos mortos com suas roupas, enfeites e oferendas. Também surgiram várias religiões e seguidores nesta era, e dependendo da região, as religiões tinham total domínio sobre a política e a vida das pessoas. Isso não mudou muito na nova era.
No final da era primitiva, a organização social se baseava em pequenos grupos unidos por laços familiares. Com o passar do tempo, a vida em grupo evoluiu e começamos a nos organizar socialmente. Havia uma divisão simples do trabalho, de acordo com a idade e o sexo. As mulheres cuidavam das crianças que, juntamente com elas, eram responsáveis pela coleta de frutos e raízes. Os homens caçavam, pescavam e defendiam o território, sempre realizando as tarefas em grupo. Neste período respeitava-se uma hierarquia. Tudo o que era caçado, pescado ou coletado era dividido. Nos dias de hoje isso não acontece e, mesmo com o domínio da agricultura, convivemos com centenas de pessoas, diariamente, sofrendo e morrendo de fome.
A mulher tinha um papel importante e de grande valor para o grupo. Tudo perdido na era medieval, onde o homem fez da mulher um objeto. Essa herança de preconceito e violência, ela traz até hoje.
Depois da descoberta do fogo, descobrimos também como utilizá-lo e dominá-lo. A carne agora era assada e os vegetais, cozidos. Junto ao fogo nos reuníamos, descansávamos e nos protegíamos do frio e dos ataques de animais ferozes. O fogo tem, até hoje, as mesmas utilidades e um pouco mais. Nós, seres humanos, temos a capacidade de descobrir coisas do nada e torná-las úteis. Isto só ocorre graças aos nossos antepassados.
Grandes evoluções chegaram com a escrita: o valor do ouro, o poder da moeda, a filosofia, a indústria. Só que com grandes mudanças vêm graves problemas. Problemas como guerras, prostituição, grandes ambições, era comum acontecer em toda parte do mundo. O homem estava perdendo o controle e, quase que a sanidade, por conta de ambições desmedidas na busca de poder e riqueza.
Na nova era estamos vivendo uma evolução espantosa na eletrônica. Os objetos criados facilitam demais a nossa vida, porém, a tecnologia está fazendo com que as pessoas se tornem muito acomodadas e sedentárias. O que um dia foi chamado de trabalho, hoje, chamamos negócio.
A Idade Média é, muitas vezes, associada à pobreza, perseguições religiosas e políticas. Nada mudou na nova era, continuamos a assistir as guerras das religiões, a corrupção política, assassinatos sem explicações, terrorismo, a falta de educação e a mal distribuição de renda e de alimentos. Mesmo assim, os intelectuais, artistas e a ciência acreditam que evoluímos muito. Realmente, estamos testemunhando uma nova era de seres muito mais inteligentes, mas daí para sábios falta muito. A verdade é que não rompemos de vez com as essências das eras anteriores.
Se analisarmos profundamente todas as épocas, vamos caracterizar a nova era como materialista, sustentando que as mudanças da ciência, da literatura e da filosofia são apenas uma parte da tendência geral do distanciamento da sociedade em direção ao capitalismo, que resultou no aparecimento de uma classe burguesa que dispunha de tempo para viver bem e não olhar o que parecia na época primitiva, de fácil solução. Uma época onde havia uma liderança, onde se organizavam em hierarquia para compartilhar melhor os alimentos. Hoje, a fome do poder e a miséria humilham todos nós.
Podemos dizer que o progresso científico realizado tem sido, na verdade, bem menos original do que se supõe. Desta forma, muitos de nós começamos a pensar que o termo nova era vem sendo por demais sobrecarregado com uma apreciação positiva, automaticamente desvalorizando as outras eras. Estamos em um mundo não da nova era, e sim da "Modernidade", de caráter mais neutro e que o estabelecia como uma passagem da Idade Média para Idade Moderna. Depois do que hoje parece ter sido apenas uma fase de saudáveis questionamentos e de conceitos consagrados, mas pouco aprofundados, a nova era vem sendo reafirmada como um período de enorme importância na história do planeta, da indústria, da comunicação, da eletrônica e da preguiça, pois, a cada dia, estamos inventando formas de ganhar sem trabalhar. Uma triste mudança, pois a verdadeira religião do ser humano, onde quase todos os seus problemas de ordem psicológica e de bem estar, está no poder do trabalho e no sentimento do amor ao próximo. "Esta é a religião criada por Deus para nossa verdadeira evolução".
A quantidade de estudos sobre a nova era e métodos de vida, que vem aumentando a cada dia, seja a que conclusões venham a chegar, somente pelo seu volume, evidencia que é uma polêmica ainda muito viva, e que é rica o bastante para continuar atraindo atenções. É hora de mudar nossos conceitos, aprimorar nossa inteligência, trazendo a sabedoria de viver em harmonia, desejando a felicidade do próximo e convivendo em equilíbrio com seu Eu interior em paz.
BNN
Texto revisado









"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |