De quase toda situação podemos tirar proveitos positivos



Autor Mauro Seiner
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 18/03/2005 09:56:12
Num dia desta semana, acordei e não conseguia abrir o olho direito. Lacrimejava muito, e sentia dor. Lavei o olho, mas não parava de lacrimejar. Então, fui ao oftalmologista e chegando lá, era apenas um cisco que havia entrado em meu olho. Retirado o cisco, ficou uma pequena lesão na qual foi feito um curativo com pomada. Foi colocado um tampão para proteção do olho, deixando o outro, destampado.
E assim, comecei a perceber como é poder ver a vida com os dois olhos. Mas só estava vendo com um olho só. No começo tive dificuldade em diversos aspectos: na própria visão e na noção de espaço, entre outras dificuldades. Depois, comecei a me habituar com a nova visão, e esse foi mais um aprendizado: com o tempo, começamos a nos habituar com qualquer situação.
Não pude trabalhar nesse dia. Fui, então, para casa, pois deveria ficar de repouso. Tentei pensar em algo produtivo para fazer e já que um dos olhos estava fechado, resolvi arrumar um lugar, em minha casa, para meditar. Foi a melhor coisa que fiz, pois estava atolado de coisas para fazer no trabalho e todas eram urgentes. De um dia para o outro, deixaram de ser urgentes e percebi com esse pequeno cisco – que foi como um aviso - que precisava cuidar mais de mim, prestar mais atenção em mim. Afinal, sou a pessoa mais importante da minha vida. Sem mim, não existiria nada na minha vida. Para mim isso foi um aviso e um meio para me mostrar.
Nessa minha introspecção, observei que o que entrou em meu olho foi uma pequena semente. Após o lanche, em minha religião, existe a netilat teadaim, que é a lavagem das mãos antes e depois de comer e outras tarefas também (isso, explicado a grosso modo). E percebi a importância desse momento sagrado, pois, o Judaísmo é muito mais que uma religião. Ele é ligado a um manual de viver bem, e isso, tenho aprendido cada vez mais.
É nas pequenas coisas que ganhamos muito. São nos pequenos atos que vemos grandes pessoas e temos muitos pontos fracos, que, com essas leis, podemos fortalecer.
Nosso ser superior sempre mostra o caminho, seja pelo modo mais fácil ou pelo mais difícil.
Essas são algumas lições aprendidas só de ontem para hoje.
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 22




Conteúdo desenvolvido pelo Autor Mauro Seiner Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |