DIVINA PROPORÇÃO - NÚMERO PHI
Atualizado dia 27/02/2007 10:10:20 em Autoconhecimentopor Rogério Pires
Durante anos o indivíduo buscou a beleza perfeita, a proporção ideal. Os gregos desenvolveram, então, o retângulo de ouro. Era um retângulo no qual havia a seguinte proporção: do lado maior dividido pelo lado menor e a partir dessa proporção tudo era construído. Assim eles desenvolveram o PATHERNON... A proporção do retângulo que forma a face central e lateral. A profundidade dividida pelo comprimento ou altura, tudo seguia uma proporção ideal de 1,618.
Os Egípcios fizeram o mesmo com as pirâmides: cada pedra era 1,618 menor do que a pedra de baixo a de baixo era 1,618 maior que a de cima, que era 1,618 maior que a da 3ª fileira e assim por diante.
Durante milênios a arquitetura clássica grega prevaleceu. O retângulo de ouro era padrão. Mas depois de muito tempo veio a construção gótica com formas arredondadas que não utilizavam o retângulo de ouro grego. Em 1200 Leonardo Fibonacci, um matemático que estudava o crescimento das populações de coelhos, criou aquela que é provavelmente a mais famosa seqüência matemática: a série de Fibonacci.
A partir de 2 coelhos Fibonacci foi contando como eles aumentavam a partir da reprodução de várias gerações e chegou a uma seqüência onde um número é igual à soma dos dois números anteriores:
1 1 2 3 5 8 13 21 34 55 89...
1+1=2
2+1=3
3+2=5
5+3=8
8+5=13
13+8=21
21+13=34
E assim sucessivamente.
Aí entra a 1ª "coincidência": proporção de crescimento média da série é 1,618. Os números variam, um pouco acima às vezes, um pouco abaixo, mas a média é 1,618, exatamente a proporção das pirâmides do Egito e do retângulo de ouro dos gregos. Então, essa descoberta de Fibonacci abriu uma nova idéia de tal proporção que os cientistas começaram a estudar a natureza em termos matemáticos e começaram a descobrir coisas fantásticas.
- A proporção de abelhas fêmeas em comparação às abelhas machos em uma colméia é de 1,618;
- A proporção em que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;
- A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618;
- A proporção em que se diminuem as folhas de uma árvore à medida que subimos de altura é de 1,618.
E não só na Terra se encontra tal proporção. Nas galáxias, as estrelas se distribuem em torno de um astro principal numa espiral obedecendo à proporção de 1,618 também.
Por isso, o número Phi ficou conhecido como a DIVINA PROPORÇÃO. Porque, os historiadores descrevem que foi a beleza perfeita que Deus teria escolhido para conceber o mundo e o Universo.
Em torno de 1500, com o advento do Renascentismo, a cultura clássica voltou à moda. Michelangelo e principalmente Leonardo da Vinci, grandes amantes da cultura pagã, colocaram esta proporção natural em suas obras. Mas Leonardo da Vinci foi ainda mais longe; ele, como cientista, pegava cadáveres para medir a proporção do corpo e descobriu que nenhuma outra coisa obedece tanto a DIVINA PROPORÇÃO do que o corpo humano... OBRA PRIMA de Deus.
Por exemplo:
- Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão; o resultado é, em média, 1,618.
- Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo; o resultado é, em média, 1,618.
- Meça seus dedos: ele inteiro dividido pela dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra. O resultado é, em média, 1,618;
- Meça sua perna inteira e divida pelo tamanho do seu joelho até o chão. O resultado é, em média, 1,618;
- A altura do seu crânio dividido pelo tamanho da sua mandíbula até o alto da cabeça. O resultado é, em média, 1,618;
- Da sua cintura até a cabeça e depois só o tórax. O resultado é, em média, 1,618;
(considere erros de medida da régua ou fita métrica que não são objetos acurados de medição).
Tudo, cada osso do corpo humano é regido pela Divina Proporção. Coelhos, abelhas, caramujos, constelações, girassóis, árvores, artes e o homem; coisas teoricamente diferentes, todas ligadas numa proporção em comum.
Então, até hoje essa é considerada a mais perfeita das proporções. Meça seu cartão de crédito, largura/altura, seu livro, seu jornal, uma foto revelada (lembre-se: considere erros de medida da régua ou fita métrica que não são objetos acurados de medição). Encontramos ainda o número Phi nas famosas sinfonias como a 9ª de Beethoven e em outras diversas obras.
Então, isso tudo seria uma coincidência? Ou seria o conceito de Unidade com todas as coisas sendo cada vez mais esclarecido para nós?
REFLITA SOBRE ISSO!
Rogerio Pires
CRT 37461
Terapeuta e Psicoterapeuta Holístico
Presidente do Grupo Phatae
www.phatae.com
Texto revisado por Cris
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