Menu
Somos Todos UM - Home

Ecologia: Teoria e Prática

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Eliana & Salvador - Instituto Luminar

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 10/12/2008 14:48:50


Há tempos que dedico muito do meu tempo na observação e estudo do comportamento.


Vimos explicações dadas, terapias administradas, receitas oferecidas e muitos recorrererem a um sem número de mentores, guias, sacerdotes e outros do gênero.


Não que não funcionem. Funcionam, até porque já me trouxeram resultados interessantes e proveitosos. Mas sou partidário do pragmatismo e as relações advindas dessas necessidades  são de risco, pois podem criar o efeito “muleta”.


Algumas pessoas (via de regra) começam, invariavelmente, a depender do que entendem por panacéia (remédio para tudo) e deixam de procurar em si as respostas e resoluções, às vezes simples, dos seus problemas e anseios.


Dentro do meu entendimento de pragmatismo, sempre procuro aplicar na vida “real” (nosso cotidiano) as lições que estão no campo da ciência, filosofia e espiritualidade.


Vejamos então: na PNL aprendemos o conceito da “verificação ecológica” que tem tudo a ver com o conceito da fraternidade e é extremamente simples: entende-se por ecológica toda ação que interfere na vida daqueles que estão à sua volta (no seu “ecossistema”), bem como os resultados dessas ações.


Pois bem: a fraternidade é explicitada  no “Segundo Maior Mandamento” mencionado em Marcos 12-31: “Ame a seu próximo como a si mesmo”, segundo Jesus.


Parece fácil, mas o exercício desse amor na prática é complicadíssimo, levando em conta a vida que levamos e as lições que decoramos que tratam de “competitividade”, da necessidade de consumir e por aí vai.


Vejamos na vida real:


A crise econômica mundial apresenta nestes dias o maior “mico” do momento: a situação pré-falimentar das gigantes do setor automotivo dos EUA (e do mundo, claro).


A maior delas não tem lucro há 4 anos, suas ações em 12 meses perderam 90% do seu valor e perdeu violentamente a participação de mercado (o tal “market-share”): cerca de 50% no seu país de origem.


E o que isso tem a ver com o início deste artigo ???


Veja: o vice-presidente de uma das gigantes mencionadas acima disse, dentre outras coisas, que “modelos flex (bi-combustível) não fazem sentido econômico”. Num momento em que é fundamental a economia de energia não renovável, a preservação do meio ambiente e a fundamental economia de recursos, esses ricos senhores não se preocuparam em adaptar a vida das empresas que comandam às necessidades e anseios dos seus consumidores, da sociedade local e mundial, ou seja, não fizeram a tal verificação ecológica. Não foram solidários com a necessidade daqueles de quem dependem. A única verificação feita foi “econômica”!


O resultado está aí.


Essa é a fiel tradução do universalismo. Todos fazemos parte de um todo. Sejamos responsáveis por ele então. Solidariamente.


O egoísmo está fora de moda e o resultado é triste.


Pensemos nisso..... 


"Aquilo que colocamos em nossa panela vai para nossa colher” – Anônimo 


Saúde e Paz! !


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Eliana & Salvador - Instituto Luminar   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa