Menu
Somos Todos UM - Home

Escândalo

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Guilhermina Batista Cruz

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 8/22/2004 11:05:32 PM


Se sua mão é motivo de escândalo, corte-a.
Se algum escandalizar a um destes pequenos que crêem em mim,melhor fora que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós que um asno faz girar e que o lançassem no fundo do mar. Infeliz do mundo por causa dos escândalos ; pois é necessário que venham escândalos; mas, infeliz do homem por quem o escândalo venha. Se a tua mão ou o teu pé te é objeto de escândalo, corta-os e lança-os longe de ti; melhor será para ti que entres na vida tendo um só pé ou uma só mão, do que teres dois e seres lançados no fogo eterno. Se o teu olho é objeto de escândalo, arranca-o e lança-o longe de ti; melhor para ti será que entres na vida tendo um só olho, do que teres dois e seres lançado no fogo do inferno. (S. MATEUS, cap. XVIII, vv. 6 a 11; V, vv . 29 e 30.)


Escândalo se diz de toda ação que de modo ostensivo vá de encontro à moral ou às regras da sociedade. O escândalo não está na ação em si mesma, mas na repercussão que possa ter.
Muitas pessoas se contentam com evitar o escândalo, porque este lhes faria sofrer o orgulho, lhes acarretaria perda de consideração por parte dos homens. Desde que as suas maldades fiquem ocultas e ignoradas, é quanto basta para que lhes conserve em repouso a consciência. São, no dizer de Jesus: "sepulcros branqueados por fora, mas cheios, por dentro, de podridões; vasos limpos no exterior e sujos no interior". No sentido evangélico, o significado da palavra escândalo é muito mais geral. É tudo o que resulta dos vícios e das imperfeições humanas, toda reação má de um indivíduo para outro, com ou sem repercussão. O escândalo, neste caso, é o resultado efetivo do mal moral.O mal é uma consequência da imperfeição dos homens e não que exista, para estes, a obrigação de praticá-lo

É necessário que o escândalo venha, porque, estando em expiação na terra, os homens se punem a si mesmos pelo contato de seus vícios,cujas primeiras vítimas são eles próprios e cujos males acabam por compreender.

Quando estiverem cansados de sofrer devido ao mal, procurarão remédio no bem. A reação desses vícios serve ao mesmo tempo, de castigo para uns e de provas para outros. É assim que do mal tira Deus o bem e que os próprios homens utilizam as coisas más ou desagradáveis para delas tirar ensinamentos.

Mas, ai daquele por quem venha o escândalo, quer dizer que o mal sendo sempre o mal, aquele que a seu mau grado servir de instrumento à justiça divina, aquele cujos maus instintos foram utilizados, nem por isso deixou de praticar o mal e de merecer punição.

Assim é, por exemplo, que um filho ingrato é uma punição ou uma prova para o pai que sofre com isso, porque esse pai talvez tenha sido também um mau filho que fez sofrer seu pai, mas o filho não terá desculpas por assim proceder e, por sua vez,poderá ser castigado tendo filhos rebeldes ou de qualquer outra maneira.

Se vossa mão é causa de escândalo, cortai-a, significa que cada um deve destruir em si toda causa de escândalo, de mal; arrancar do coração todo sentimento impuro e toda tendência viciosa.





( O Evangelho Segundo o Espiritismo)




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 16


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Guilhermina Batista Cruz   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa