ESCREVENDO TAMBEM SE APRENDE.



Autor Tania Paupitz
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 5/5/2008 8:17:00 PM
É muito comum ouvirmos às vezes de alguma pessoa a seguinte pergunta: “Como é que pode uma pessoa como você, que escreve artigos ou livros, faz palestras sobre “ auto-ajuda”, participa de ações voluntárias, não consegue se melhorar ou até mesmo ajudar a si mesmo, com problemas pessoais e sua reforma intima?
"Em grande parte, saber escrever é aprender a pensar, aprender a encontrar idéias e concatená-las, pois assim como não é possível dar o que não se tem, não se pode transmitir o que a mente não criou ou aprovisionou”, diz Othon Garcia. Você já notou que quando falamos, não pensamos naquilo que estamos dizendo, as palavras fluem espontaneamente, porem, escrever é bem diferente, pois, exige um pouco mais de conhecimento daquele que escreve, como também, técnica e facilidade para saber transmitir o que se pensa, escrevendo.
É preciso coragem e confiança para fazer escolhas e, acima de tudo, conduzir com objetividade o que se quer escrever, deixando certas coisas de lado. Fazendo uma breve comparação: para o artista, o melhor quadro é aquele que mostra as partes da verdade que melhor produzem o efeito do todo, sobretudo, de quem o admira. Isto de certa forma ,nos permite entrar na imaginação do mesmo e realmente perceber as muitas verdades ocultas por trás de cada parte do quadro ou mesmo daquilo, que se escreveu, no caso do escritor.
Segundo Bárbara Tuchman, em seu texto A arte de escrever, " ler, como escrever é o maior dom que o homem se dotou, por meio do qual podemos realizar viagens ilimitadas.Escrever é um trabalho lento, por vezes, penoso, por vezes uma agonia. Significa reorganizar, rever, acrescentar, cortar, reescrever". Mas no momento em que terminamos, acontece uma explosão de êxtase, como se fosse o nascimento de um filho, algo que veio realmente de dentro de nós. É a mais pura expressão de alegria, já experimentada por uma pessoa.
Todos estão no mesmo barco da vida... Alguns remando a todo vapor, fazendo sua vida espiritual crescer, evoluir, através da leitura , da reforma intima, ajudando o próximo, sendo solidário; outros, remando contra a maré estacionados no tempo, vivendo de maneira inconsciente, não se preocupando muito para aonde estão indo... Outros, ainda vivendo dentro de seu mundo extremamente materialista, acreditando que tudo aqui é passageiro e por isso, para eles , o negócio é aproveitar todos os momentos, vivendo os mais variados tipos de prazeres que a vida pode oferecer.Na maioria das vezes, acabam esquecendo que tudo na vida, têm o seu preço e, por isso , alguns , acabam pagando um preço bastante elevado, por seus atos ou atitudes.
A vida é mesmo um momento, e por ser tão único e especial, é que devemos nos empenhar, pois ao contrario do que pensamos, responderemos, com as conseqüências de passar pela vida simplesmente sem objetivos, sem um rumo definido, sem ter tido a oportunidade de enfrentar o maior desafio do ser humano, ou seja: a si mesmo.
E neste momento, a escrita também faz parte também desse aprendizado, aonde temos a oportunidade de praticar o autoconhecimento, através das nossas experiências de vida. Tudo aquilo que conhecemos e guardamos forma nossa base de entendimento e serve para nutrir nossa criatividade. Alia-se a tudo isso, a oportunidade que temos em poder compartilhar com o leitor, contando talvez alguma coisa nova ou de uma forma diferente, quem sabe, alterando a sua maneira de pensar e sentir.
Acredito que o escritor tem por objetivo , proporcionar ao leitor uma nova releitura, através dos artigos que escreve , saindo do cotidiano comum das pessoas, partindo para o diferenciado, sob uma nova ótica, mais apurada e aguçada, e que, portanto, precisa ser repensada e avaliada. Escrever não é somente uma forma de ajudar a si mesmo, mas ao outro, que no fundo não deixa de ser uma extensão nossa. Aprendemos a nos conhecer, nos avaliar, através daquilo que expressamos, escrevendo.E no final das contas, tudo acaba sendo uma grande troca de aprendizados.
Pessoalmente, acredito que escrever nos proporciona a idéia de entrar num mundo cheio de novas possibilidades, porque é como nos aventurarmos rumo ao desconhecido e através dele, ir descobrindo coisas, fatos e pessoas interessantes, com as quais com certeza, muita coisa teremos para compartilhar, sobretudo, aprender, pois o ser humano, esta sempre nos ensinando algo novo, a cada dia. Esse mundo novo, poderiamos nos referir a nós mesmos, pois no final, não passamos de meros desconhecidos de nós mesmos...
Quanto a colocar em pratica tudo o que se escreve ou que se diz, seria algo incoerente, há pensar nos dias atuais, já que todos estamos na mesma busca incessante de aperfeiçoamento e por isso , bastante distante das virtudes tais como: o amor, a compaixão, a humildade, o perdão,a tolerância, a solidariedade e, sobretudo o amor e o respeito pelo Universo que nos acolhe.Se conseguirmos pelo menos, nos visualizar no lugar do outro, quando pensarmos: “faça aos outros, aquilo que gostaria que lhe fizessem”, já estaríamos de certa dando um grande passo em direção, a colocar um pouco mais de luz em nossas vidas e consequentemente das pessoas com as quais convivemos.
Reflita numa frase de "Philip Brickman" que diz o seguinte: " Ainda que eu não possa ser o senhor do meu destino, posso ser o capitão da minha alma."
Isso quer dizer: esforço, competência, constância, perseverança e acima de tudo, nunca desista pois, sempre é tempo de RECOMEÇAR.









Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 37 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas. Cursos de Pintura em Óleo sobre tela, para iniciantes, adultos, terceira idade. www.taniapaupitzartes.blogspot.com waths - 48 9997234 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |