Espiritualidade - o poder da atitude de gratidão I



Autor Marcos F C Porto
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 12/5/2010 12:40:39 PM
Há algo que podemos fazer por nós mesmos, que não requererá grande esforço, mas que no entanto nos dará uma sensação como a da realização de nossos sonhos e bem estar em todos os momentos da vida, qual seja desenvolver o poder da atitude de gratidão.
Caso nunca tivéssemos tido a oportunidade de aquietar nossas mentes durante alguns minutos em meditação ou reflexão silenciosa, ou ainda nunca conscientemente tivéssemos usado as habilidades para criar o que desejamos, poderemos nos sentir ligados com nossa essência a partir de adotarmos o importante procedimento - o de desenvolver o poder da atitude de gratidão.
Vamos lá refletir sobre o tema?
Quantos de nós estamos conscientes da abundância que preenche nossas vidas no Aqui Agora?
Caso a resposta seja ‘não’, poderemos deduzir que não estaremos conscientes da abundância que trazemos conosco, mas que provavelmente estaremos mais preocupados com a abundância ligada aos bens e posses materiais, tanto os que já possuimos e como os que continuamos buscando conquistar.
Nesta nossa sociedade de influência materialista nos é dito por outros (como os meios de comunicação, jornais, revistas, rádio, tv, internet), que precisamos adquirir bens materiais para sermos felizes, e nos sentirmos realizados, e quando adquirirmos e possuirmos as coisas que dizem que devemos ter, virá a necessidade de serem atualizadas com modelos mais modernos.
É um desfile interminável nesta listagem materialista que adquirimos, compramos, consumimos como sendo medida para estarmos nos permitindo a ser felizes e realizados. Nunca valorizaremos o que temos, porque sempre estaremos procurando ter mais.
Este círculo vicioso não termina, até que desenvolvamos o poder da atitude de gratidão!
Como podemos ser gratos por algo que nos impede de querer mais e mais posses?
Afinal as escolhas são tantas e tão atraentes?
Porque o poder da atitude de gratidão é um conceito abrangente incluindo o material e o imaterial, o físico e o metafísico, o bom e o mau, o esperado e o inesperado, o amado e o temido. Faz sentido?
Por que gratidão?
Duas dimensões de gratidão são importantes definir na nossa prática espiritual. A primeira tem a ver com a disciplina de gratidão, e a segunda com a ética da gratidão. A disciplina da gratidão nos faz lembrar quão dependentes somos das pessoas e do mundo ao nosso redor para tudo que nos importa. A partir disso, os fluxos de uma ética da gratidão que preceitua criar um futuro que justifique nosso crescente sentimento de gratidão da família humana, ou seja, de nossa espécie como um todo. A ética exige gratidão que nutrimos à Mãe Terra, que em troca nos acolhe. Este universo, esta galáxia, este sistema solar, este planeta, esta é a nossa casa. Estamos muito agradecidos de pertencermos e estarmos aqui. Queremos que outras pessoas possam desfrutar também deste dom.
Quando expressarmos o poder da atitude de gratidão por todas as coisas físicas e metafísicas, aprenderemos a apreciar e valorizar, os aspectos da vida para os quais anteriormente tínhamos dado pouca atenção. Correto?
Em vez de nos preocuparmos, em como poderemos obter nossa próxima posse material, ao invez começemos a explorar o modo como criaremos nossa próxima manifestação de amor.
Nosso valor mudará conforme nossas consciências elevarem o nível de apreciação.
A idéia de mais posses se tornará menos atraente e o poder da atitude de gratidão mais e mais fascinante!
Nossa atitude de gratidão é a aceitação de tudo o que criamos em nossas vidas e o reconhecimento de que usufruimos imensa abundância.
Isso é diferente do agradecimento ao presente recebido no Natal, embora nosso coração sinta-se preenchido.
O poder de gratidão é uma atitude! É uma atitude convincente porque é sincera. É parte de nós mesmos.
Quando o poder da atitude de gratidão se torna parte de nós mesmos, vamos conhecendo a ligação com nossa origem como seres humanos espirituais e de como nos tornarmos o ser integral que somos.
A prática espiritual da gratidão pode ser pensada como um estado de espírito nos ajudando na conexão com infinitas quantidades de ações e relações que nos cercam, incluindo as que chamamos de Divinas de Alma.
A prática do poder da aitude de gratidão é dizer "obrigado" a ambas as experiências felizes e as desafiadoras.
Essa valorização poderá ser expressada silenciosamente ou então verbalizando-as em voz alta, fundindo-as com nossa respiração e Eu Superior. Está claro?
Podemos imaginar um continuum de pensamentos e ações em que o poder da atitude de gratidão é uma peça, incluindo os sentimentos de nos sentirmos com esse direito, ou seja, nossa herança Divina, e desta forma expressarmos apreciação, aceitação e satisfação.
Cada uma dessas circunstâncias, é uma oportunidade de praticar o poder da atitude de gratidão, não é verdade?
Thomas Merton (1915–1968), Monge trapista da Abadia de Gethsemani, escritor, nos diz: “Gratidão, confiança e liberdade conosco mesmo: estes são sinais onde encontramos nosso significado de vida, mesmo que tudo pareça não estar dando certo. Elas nos dão a paz em qualquer circunstância. Elas nos ensinam a rir da aflição extrema”.
Alguns exemplos de oportunidades para a prática de expressar o poder da atitude de gratidão: iniciar cada nova atividade com uma breve reflexão um momento de gratidão silenciosa; estar conciente de fazermos comparações, quando querendo mais, nos sentimos mal por causa do que nos falta, quando na verdade trazemos em nossos corações todas as coisas que temos, e que portanto podemos ser gratos.
Como sendo uma meditação ou oração, o poder da atitude de gratidão poderá ser considerado uma prática espiritual, que toca nossa essência com regularidade, a fim de ficarmos em conexão com a Alma.
A prática do poder da atitude de gratidão, como todo exercício da espiritualidade, não pode ser uma prática vazia, mas deve ser uma que se conecta com os sentimentos mais profundos do coração.
Tal como acontece com todas as outras atividades, é preciso olharmos com clareza para quaisquer obstáculos que nos impedirão de nos sentirmos gratos. Por exemplo, situações como julgamento, raiva, tristeza, cansaço, poderão impedir de expressarmos gratidão.
Em circunstâncias mais incomuns, encontros com energias densas podem ofuscar a gratidão, porque nestes casos a sentimos totalmente inacessível.
A atitude emocional negativa interior pode ser dissipada, através da prática contínua de alinhamento do nosso Eu Superior com o Ser Maior Criador Deus.
Enxergando a vida como um dom recebido do Ser Maior Criador Deus, a fonte desse dom em todas as suas formas é a essência da gratidão - um estado de espírito que pode se tornar tão natural como o nosso respirar.
Voltaremos ao assunto.
Ouça e participe do nosso Programa ‘Veredas da Espiritualidade’ - Programa na Rádio Universo: link toda sexta-feira às 22:00 h.









Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |