Menu
Somos Todos UM - Home

ESTRESSE

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Raul Imhof

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 7/17/2005 10:08:32 PM


O estresse é hoje a palavra mais em evidência quando se fala em qualidade de vida. É também um dos problemas mais comuns nos dias atuais. Devemos considerá-lo como um processo fisiológico normal. É um estímulo e uma resposta do organismo. Podemos dizer que o estresse é o sal da vida. E por ser tão importante torna-se também indispensável para o desenvolvimento e funcionamento normal do organismo. É graças a ele que obtemos êxito na vida.

No entanto, podem ocorrer problemas quando a demanda é excessiva. Essa demanda excessiva afeta não apenas nosso corpo mas também a mente. Quando sofremos um período prolongado de estresse nosso sistema imunológico fica debilitado. Esta debilidade torna-nos vítimas fáceis de muitas enfermidades. Os gregos já diziam "Você vai acabar quebrando o cântaro se o mantiver sempre escorado na parede". Se você viver sob constante e forte estresse vai terminar esmorecendo diante da pressão.

Todos nós precisamos de um tempo para descansarmos e nos reanimarmos. A maioria das pessoas acalentam o sonho de uma vida mais tranquila, menos barulhenta e apressada. Contudo o estresse nos acompanha como uma sombra, abrindo feridas emocionais e psicológicas.

Não está fácil a luta pela subsistência. A vida nos impõe árduos sacrifícios, longas horas de trabalho, incontáveis afazeres. Em meio aos desafios há aqueles que se desequilibram. Cientistas têm afirmado que mais de 80% das doenças são de origem emocional.

Estresse vem do inglês e se tornou de uso universal. Engloba vários significados: ansiedade, angústia, fadiga, esgotamento nervoso, depressão e outras mais.

Quando o estresse nos estimula a lutar, a buscar soluções, a produzir mais e melhor, ele é positivo. Mas se a demanda é elevada, deprime, desequilibra e derruba. Torna-se, então, perigoso e demolidor de nossa saúde. Esticadas em excesso, as cordas de um violão ou violino se rompem facilmente. Porisso a necessidade de controlar o estresse.

Diz uma lenda que uma pessoa estava abatida, triste, enquanto carregava um pesado feixe de lenha. Em certo momento, estressada, vivendo a mais profunda depressão, sentou-se à beira de um caminho, chorando e desejando a morte. Para sua surpresa a morte apareceu e perguntou-lhe o que desejava. "Quero pôr o feixe nas costas e os pés na estrada", respondeu o homem, de imediato.

A nossa vida está cheia de obstáculos, sendo um dos maiores a vala da depressão. A depressão psicológica traz desânimo profundo. Sentimento de insuficiência e incapacidade. A auto-estima cai a zero. Instala-se a sensação de que ninguém nos ama, ninguém se interessa por nós. A depressão é devastadora. Ela mutila a vida do indivíduo. Prende a pessoa ao seu pequeno mundo inferior. Ali, naquele mundo, o ser humano fica coberto do manto escuro da autopiedade, da tristeza e da autocomiseração. Chega a melancolia a tal ponto que a pessoa chega a desejar a morte como única saída.

Felizmente, o estresse causador da melancolia e da depressão pode ser controlado. É preciso que a pessoa se ajude, que procure uma saída. Muitas vezes ela não o consegue só; é aí então que precisamos exercitar nossa mais profunda amizade, carinho e compreensão para ajudá-la na busca de uma nova razão para sua existência e para sua vida.

Uma boa semana a todos.
Sucesso, paz e alegria.

Raul

Texto revisado porCris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Raul Imhof   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa