EVITAR A DOR
Atualizado dia 2/20/2008 1:52:16 PM em Autoconhecimentopor Renato Liberman
"Privamo-nos para mantermos a nossa integridade, poupamos a nossa saúde, a nossa capacidade de gozar a vida, as nossas emoções, guardamo-nos para alguma coisa sem sequer sabermos o que essa coisa é.
E este hábito de reprimirmos constantemente as nossas pulsões naturais é o que faz de nós seres tão refinados.
Porque é que não nos embriagamos? Porque a vergonha e os transtornos das dores de cabeça fazem nascer um desprazer mais importante que o prazer da embriaguez.
Por que é que não nos apaixonamos todos os meses de novo? Porque, por altura de cada separação, uma parte dos nossos corações fica desfeita.
Assim, esforçamo-nos mais por evitar o sofrimento do que na busca do prazer".
Sigmund Freud, in As Palavras de Freud (texto extraído do site "citador.com.br")
A grande dificuldade é que não temos consciência deste processo e é aí que a terapia psicanalítica entra.
Ao submetermo-nos a uma análise, nós passamos a perceber e entender de que maneira reagimos às situações do cotidiano desde as mais simples às mais complexas. Por exemplo, em nossas relaçoes pessoais, sociais e familiares.
Somente ao nos conscientizarmos de nossos processo psíquico internos é que podemos promover algum tipo de mudança em nossos pensamentos e consequentemente, comportamentos que nos incomodam.
Até a próxima.
Texto revisado por: Cris
Avaliação: 5 | Votos: 10
Conteúdo desenvolvido por: Renato Liberman Psicanalise e Hipnose. Atendimentos e cursos. [email protected] E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |