Menu
Somos Todos UM - Home

Extraído da Obra A Alquimia Para o Triunfo e Sucesso

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor CRISTIAN GERMAIN

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 11/30/2010 8:56:45 PM


  ...promover mudanças em nós costuma ser bem mais difícil do que simplesmente imaginar ideais ou pregar planos impossíveis. Além de imaginar ou simplesmente dizer, será necessário raciocinar, ponderar, agir e persistir. Para que o desenvolvimento que nos é dado alcançar seja realizado o mais próximo possível de suas possibilidades é preciso cuidar freqüentemente para que não tomemos decisões simplesmente para satisfazer uma vontade imediata, sem medir sua real necessidade, sua justiça, sua retidão e valor em seu contexto geral, em termos de ganho real, além do imaginário.

A grande maioria das pessoas não tem em sua vida uma orientação mais abrangente que seja determinante para sua conduta, e que vise sempre uma forma de crescimento honesta e sem limitações impostas por inúmeras barreiras sociais. Não recebemos clara orientação que possibilite a criação de bons procedimentos de acordo com o que nos é oferecido. Assim, ficamos sujeitos a entrar no jogo sem saber direito quanto às suas regras; acabamos por ser freqüentemente contrariados, frustrados, irritados, injustiçados, desrespeitados, menosprezados, ignorados, enganados, ludibriados, trapaceados, traídos, pisoteados e mal influenciados.

A educação recebida na família e nas escolas, nem quando reforçada pela recebida pelas convivências, é o suficiente para satisfazer todas nossas carências em termos de orientação para a vida. Acaba que sempre haverá dúvidas com relação a qual melhor decisão, qual o melhor caminho, qual atitude tomar em cada situação normal de vida. A falta ou má orientação é causa do princípio de problemas que muitas vezes se arrastam por toda a vida.

Se a criança não recebe o necessário e justo acompanhamento desde bem cedo, ficará sujeita a todo tipo de perigo e confrontações até que chegue por si só às conclusões que, mesmo assim, nem sempre poderão ser as mais adequadas. Inicia-se o ciclo das dúvidas, dos conflitos internos, das desconfianças, das inseguranças, do recolhimento. Isto costuma atrair toda uma corrente enorme de conseqüências, tais como excessiva timidez, agressividade, falta de iniciativa, fugas e isolamentos em mundos fechados e perigosos. Nem sempre os pais acertam. Apesar da grande maioria dos pais terem sempre a melhor intenção na educação dos filhos, seus conhecimentos e experiências acabam não sendo suficientes a ponto de oferecer a qualidade mais adequada na formação de um indivíduo em desenvolvimento.

A escola da vida costuma ser a que mais oferece oportunidade de aprendizado, mas seu custo é altíssimo. Esperar que alguém aprenda somente através das experiências no mundo, será como que atirá-lo numa arena de leões armado de estilingue; será impor um jogo perigoso, onde a violência e truculência poderão ferir e deixar marcas por muito tempo, ou até aleijar para sempre. Nosso sistema de ensino seriado e cursos regulares pouco ensinam com relação à formação psicológica e moral para a vida. Nossas escolas costumam ensinar aquilo que foi definido como o ideal para iniciar pessoas em sua formação cultural. Só que se esqueceram de que ninguém vive apenas de um cérebro, como se bastasse acioná-lo para que dispare uma ação lógica e certa, pronta para ser aplicada às situações da vida. Pessoas são seres pensantes e cheios de sentimentos diferentes a cada hora, a cada minuto, a cada instante. Cada pessoa percebe e sente cada momento de forma diferente.

Por mais que haja comportamentos parecidos, cada um tem sua individualidade, formada em momentos diferentes, numa circunstância sentida pela sua percepção única e subjetiva. Cada pessoa poderá chegar a uma conclusão diferente mesmo nas questões comuns para muitos. Interações humanas e relacionamentos pessoais são carregados de interpretações que dão margem a infinitas possibilidades. Sempre haverá margens para que alguém se sinta ou saia desfavorecido neste perde e ganha. Num modelo onde é ensinado que cada um tem de defender o seu, custe o que custar, muitos se vêem acuados e acabam criando meios de defesa, não para competir de forma justa, mas sim para guerrear e ferir todos que se puserem em seu caminho. Nesta má filosofia só se imagina ganhar se alguém perder; só será vencedor quem derrotar alguém; só será feliz quem fizer mais do que todos os outros já fizeram. Para que cada um vá além do ponto onde está, claro que deverá existir...


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor CRISTIAN GERMAIN   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa