Menu
Somos Todos UM - Home

Filosofia e Aborto

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Marcos Spagnuolo Souza

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 22/03/2009 13:21:04



O projeto filosófico é auto-referente elaborando a diferença, o nomadismo e a multiplicidade sendo uma proposta criadora como força responsável por extrair sentido do não-senso que nos cerca. A filosofia deixa de ser uma verdade absoluta para ser a alteração do próprio pensamento subvertendo a tradição. 
 

Analisando as colocações dos filósofos, encontramos seis modelos de discursos: materialismo epicurista; materialismo hedonista; niilista; metafísico ontológico; metafísico ôntico; metafísico autoreferencial.
 

O discurso materialista epicurista invalida todo pensar metafísico. A verdade somente é captada pelos sentidos humanos. Vivencia um materialismo sem luxo, sem prazeres exagerados, sendo partidário de uma vida simples e calma. A vida passa a existir a partir do nascimento e deixa de existir após a morte. O aborto não é levado em consideração e não representa pontuação para discussão.
 

Discurso materialismo hedonista representado pelos cirenaicos defende a tese que a felicidade está principalmente no prazer do corpo físico, no consumismo, pois o consumo visa atender as necessidades do corpo. O pensar materialista hedonista não possui nenhuma preocupação com o aborto, sendo um assunto sem significância.
 

Discurso niilista tomando por base os cépticos enfatiza que nada sabemos e nada entendemos, sendo indiferente a todo tipo de conceito. Sente que não possui capacidade para afirmar o verdadeiro, assim sendo não define o certo ou o errado. O pensar niilista não elabora nenhum conceito sobre o aborto, não elabora julgamento do certo ou do errado.
 

O discurso metafísico ontológico representado por Sócrates, Platão, Cínicos, Maniqueus, Plotino e por Santo Agostinho (e outros) defende a existência de um mundo corruptível em oposição ao mundo incorruptível. O pecado é viver no mundo e qualquer ação no mundo é vivenciar o abismo na caverna platônica. Ter um corpo físico seja no interior do ventre ou no exterior significa afastamento de Deus. O pecado não é somente o aborto e sim a alma vivenciar ou experienciar um corpo material. Qualquer ação utilizando o corpo somático é pecado contra Deus e não apenas o aborto, pois quando estamos vivenciando o corpo estamos afastados da divindade.
 

O discurso metafísico ôntico explicado principalmente por Aristóteles, Estóicos, Proclo, Boêcio, Escoto e Tomás de Aquino salienta que o mundo é movimentado por Deus em direção a perfeição. O mundo material é uma manifestação da vontade de Deus. O mundo material não é considerado o cárcere da alma e sim incluído no próprio processo evolutivo controlado por Deus. O viver no mundo material implica estar em determinada etapa de evolução em direção a perfeição e existem infinitas etapas evolutivas. O aborto no viés metafísico ôntico não pode ser recriminado, pois tudo acontece conforme a vontade divina nada acontecendo sem que seja a materialização da vontade de Deus na Terra. Não existe pecado, existem graus de desenvolvimento, ou seja, níveis de aproximação de Deus.
 

O discurso metafísico autoreferencial é sustentado pelos sofistas e pelos ecléticos, sendo que cada ser humano elabora sua própria verdade metafísica. O aborto no paradigma metafísico autoreferencial é uma decisão individual de cada ser humano onde o outro não pode interferir, pois cada ser humano possui o livre arbítrio outorgado por Deus.
 

Podemos concluir salientando que Deus é infinito e que o ser humano não possui instrumental somático para captar a vontade divina, assim sendo, o aborto é uma questão de auto-referência de cada pessoa. No campo filosófico a razoabilidade é auto-referente e nenhum ser humano possui o direito de impor ao outro o seu próprio referencial e nenhum ser humano pode falar em nome de Deus.


 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstar Avaliação: 4 | Votos: 36


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido pelo Autor Marcos Spagnuolo Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa