Menu

Há muitas possibilidades na mente do principiante, mas poucas na do perito.

Atualizado dia 10/27/2008 12:19:42 PM em Autoconhecimento
por Vera Godoy


Facebook   E-mail   Whatsapp

“Um Rancheiro do Oeste recebeu a visita de seu pastor. O Rancheiro passeava com o Pastor por sua propriedade, mostrando as construções bem conservadas, as cercas, os gramados cuidadosamente aparados. Diante de tudo aquilo, o Pastor, declarou, com reverência: Como Deus abençoou esta propriedade! De maneira simples e direta, o rancheiro respondeu:
“ Imagino que sim... mas, o senhor devia ter visto quando isso aqui era só dele!”
Deus é o Criador de tudo, mas a parte do homem ele não faz, e como somos criados à sua imagem e semelhança, temos responsabilidade com parte de sua obra através da nossa participação. Se quisermos a cura de nossas enfermidades, precisamos cuidar de nosso corpo e seguir as orientações de especialistas; se quisermos bons empregos, temos que nos preparar intelectualmente para isso. E, se quisermos paz de espírito, alegria, atenção, amor e felicidade, bons relacionamentos, que é o objetivo de todo ser humano, qual é a parte que nos cabe fazer?
Para fazer a nossa parte, precisamos saber ESCOLHER! E escolhas são instrumentos tanto da mente racional (ego), como da mente superior(intuição), que usa o discernimento, e através dos resultados que obtivermos, podemos perceber a origem de nossas escolhas. Compreender o que é ter compaixão para conosco mesmo, ter humildade e inteligência suficiente para não contrariar as Leis Universais, aceitar, acolher e trabalhar nossas sombras, ou melhor, nosso EGO, é vital para acertarmos na escolha. Quem se afirma “sem ego”, ou mesmo, com o Ego bem trabalhado, no fundo acredita ser maior que os demais, e isso é o quê? Ego!!! É o ego que decide acreditar se está certo ou errado; é ele que julga e decide.
Para muitos, ego é sempre o dos outros, contudo, fazem um julgamento impiedoso, daqueles que só um ego poderia fazer. “Quem julga o ego é sempre um ego maior”. Ramakrishna dizia que: não podemos viver sem ego aqui, mas que podemos transformá-lo em um ego servidor, aquele que faz a sua parte neste plano". Escolher certo, exige discernimento, dedicação e coerência, que são atributos do espírito. A atitude de escolher usando as qualidades do espírito, não é para ser praticada só nos momentos de ligação com o Sagrado ou quando ensinamos, e sim em todas as nossas ações do dia-a-dia. O Universo nos dá muitas possibilidades de fazer escolhas com liberdade, porque Ele nos capacita para isso. Apenas temos que escolher, sem exigir perfeição, apenas escolher...e considerar nossos erros como ganhos, conquistas, tentativas, independente dos resultados alcançados. Aprender a aceitar o que a vida nos traz, não significa ser passivo, e sim não tentar governar, mas, seguir o fluxo e o ritmo do Universo. Não governamos nem a nós mesmos, imagine a vida dos outros. Escolhas também não garantem um futuro feliz para ninguém.
Quando perdemos as esperanças porque nossos sonhos não se realizam, somos forçados a repensar nossas atitudes em relação à vida, pois, ela existe num nível muito profundo, fora do alcance do ego e de nossas expectativas. Dessa maneira, se tentarmos conduzir a vida para alimentar as nossas esperanças, sustentamos nosso próprio sofrimento. Duas coisas ou pessoas não podem ocupar o mesmo espaço, assim sendo, a felicidade que todo ser humano busca, está relacionada principalmente a sua liberdade de ser, de pensar e de agir, desde que não fira o direto do outro.
O limite de cada um vai até onde começa o limite do outro. Fazer a nossa parte nessa tarefa é praticar o respeito e a consideração e, assim, Deus pode fazer a sua, colocando as pessoas e as situações adequadas em nosso caminho, pois a escolha certa sempre é a do espírito divino. Podemos passar a vida inteira junto com alguém e, ainda assim, cada um viverá seu próprio mundo, com suas próprias expectativas e esperanças separadas, compromissados apenas consigo mesmos. As crises surgem quando tentamos provar e estabelecer nossos padrões e conceitos como a única Verdade. Aquele que assim procede, tem a mente ditatorial e manipuladora, pois, limita-se aos seus conceitos e não se abre às múltiplas oportunidades de mudanças que a vida nos oferece, está sempre querendo forçar o mundo a cumprir o seu padrão de verdade. O "ego" que age assim só aceita seus conceitos como Verdade, e vive sofrendo para torná-lo aceito de qualquer jeito, para promover seu prazer e conforto, e como isso dificilmente acontece, pois, somos diferentes, quando ele se depara com aquilo que lhe contraria, passa a responsabilidade para a outra pessoa, tornando-se a vítima e aumentando o peso de seu sofrimento.
Saint Germain diz: “ Enquanto em vós, ainda existir qualquer vestígio do ego; enquanto os desejos silenciosos, que muitas vezes não são percebidos, preencherem vossa alma, não haverá possibilidade de assimilar Nossas altíssimas vibrações, para retribuí-las puras e limpas, como foram recebidas. Quem for tão ousado a ponto de afirmar que é um ser puro e perfeito, ainda não aprendeu a lição. Pureza e luminosidade, tanto quanto consciência, só podem ser avaliados por Nós. O Caminho para Luz, embora complexo, não é monótono. Em vosso meio podemos contar com poucas emanações de vida capacitadas para atuarem como transformadores em época de mudanças rápidas, e quem quiser nesta época atravessar, vitoriosamente, o labirinto da vida deve ter caráter íntegro e mente aberta e firme”. (do livro Discursos de Saint Germain).
Sábio rancheiro, que trabalhou duro, independente dos obstáculos, aceitando fazer a sua parte, para que Deus tomasse conta de seu projeto, abrindo as portas para que seu sonho se tornasse realidade.
VERA G. GODOY
Venha participar do nosso de Grupo de Meditação

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 187


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Vera Godoy   
O Núcleo EL MORYA oferece Cursos, Vivências e Terapias. ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS. Cadastramento com autorização. E-mails: [email protected] Fone:11-2366-1104
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa