História da Homeopatia
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autor Fernanda Tomaz
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 11/15/2017 4:43:56 PM
As primeiras tentativas de criar uma teoria racional sobre a saúde e a doença aconteceram na Grécia, com Hipócrates (468 a.C. – 377 a.C.), considerado o Pai da Medicina, responsável pelo estabelecimento de uma atividade médica apoiada no conhecimento experimental, desvinculada da religião, da magia e da superstição.
?Para Hipócrates, a Terapêutica tinha por base o poder curativo da natureza e as doenças deviam ser interpretadas considerando-se o quadro particular de cada indivíduo. Ele entendia a doença como a perturbação do Equilíbrio, o qual mantinha o ser humano em Harmonia consigo mesmo e com a Natureza. Nesse sentido, havia uma indistinção entre a mente, o corpo e o cosmos, numa visão sintética do ser humano em suas relações com o meio ambiente. Demonstrou que os sintomas são reações do organismo à enfermidade, que o trabalho dos médicos era ajudar as forças defensivas naturais orgânicas. Criou os padrões éticos da medicina e estabeleceu as providências do diagnóstico, do prognóstico e da Terapêutica, que até hoje são determinantes na prática médica.
?A Homeopatia se alicerça na seguinte máxima anunciada por Hipócrates: “A doença é produzida pelos semelhantes e pelos semelhantes o cliente retorna à saúde”. Como exemplo, afirmou que as próprias substâncias que causavam tosse, diarréia e provocavam o vômito, curavam doenças que apresentavam sintomas semelhantes, desde que utilizada em doses menores. Nas obras atribuídas a Hipócrates e seus predecessores, encontramos em vários trechos referências à assertiva similia similibus curantur, ou seja, o semelhante será curado pelo semelhante, embora a norma geral na terapêutica adotada naquela época fosse contraria contrariis curantur, o contrário será curado pelo contrário.
?Embora tenha relatado o fenômeno da semelhança e observado a inversão da ação de uma mesma droga de acordo com a dose, Hipócrates não aprofundou seus estudos do princípio da similitude. Coube a Hahnemann demonstrá-lo quimicamente e firmá-lo como método terapêutico, bem como dotá-lo de uma farmacotécnica própria.
Christian Friederich Samuel Hahnemann
Nasceu em 10 de abril de 1755, na Saxônia, à leste da atual Alemanha. Com 15 anos seu pai o mandou para Leipzig como aprendiz de loja de um comerciante. Voltou para Meissen rogando aos pais a continuação de seus estudos, que não tinham condições financeiras, mas acabaram cedendo, pois os professores da escola principesca Santa Afra ofereceram-lhe estudo grátis por 4 anos onde aprendeu a falar e ler, além do alemão, em inglês, francês, espanhol, latim, árabe, grego, hebreu, caldeu.
Aos 20 anos, Hahnemann saiu de Meissen voltando para Leipzig como estudante de medicina na Universidade local. Devido às suas dificuldades financeiras deu aulas de línguas à noite e traduzindo obras estrangeiras, viajou para Viena para continuar seus estudos, onde desfrutou da proteção pessoal de um médico importante, Dr. Quarin, tornando-se médico em 1779, aprofundando-se em química e na preparação de medicamentos.
Os estudos químicos lhe davam tanta satisfação quanto à prática da medicina lhe decepcionava pelo fato da terapêutica alopática ser “confusa, insegura, suposta e muitas vezes contraditória”. Abandonou a medicina para dedicar-se à química e literatura.
Começou a traduzir a matéria médica, do inglês para o alemão, do Dr. William Cullenque ao analisar os efeitos da China officinalis (Quina – quinino), apresentava muitas teorias e aspectos confusos na eficácia do remédio na febre intermitente, principalmente em atribuir a eficiência terapêutica da droga ao seu efeito tônico sobre o estômago do paciente acometido pela malária. Não concordando com essa hipótese, foi então que Hahnemann resolveu experimentar em si mesmo os efeitos da quina, ou seja, testar a droga numa pessoa sadia. Tomou durante vários dias altas doses de quinina e começou a sentir os sintomas de um estado “febril intermitente”, idêntico às febres curadas pela quinina.
Hahnemann faz uma descoberta curiosa: a administração de um medicamento semelhante pode provocar um agravamento do estado do paciente, seguido de sua melhora. Ele conclui que os sintomas provocados pelo medicamento se juntam àqueles decorrentes da doença antes de o corpo reagir contra esse conjunto, e por isso as doses devem ser diminuídas para evitar intoxicações.
É assim que ele testa com sucesso as dosagens cada vez menores, que chamamos hoje em diade “infinitesimais” e que ele classificou na época como “imateriais”. Por outro lado, suaspesquisas põem em evidência um fato ainda hoje sem explicação: quando os medicamentossão simplesmente diluídos, são pouco operantes; quando eles são agitados energicamente a cada diluição, se tornam eficazes. É por isso que Hahnemann não fala em diluição e sim em “dinamização”.
Daí ressurgiu o conceito da cura pela semelhança (Similia Similibus Curantur). Seus opositores não aceitavam que ele fosse o fundador da homeopatia, visto que Hipócrates, Paracelso e outros já haviam firmado os princípios do conhecimento da lei dos semelhantes e a idéia de experimentação em indivíduos sãos já havia sido realizada e considerada extraordinariamente importante por Albrecht von Haller e Stahl, além de outros.
Passou a experimentar em si mesmo drogas como o mercúrio, a Belladona e o Digital e confirmou que “os mesmos efeitos eram produzidos em todas as experimentações do mesmo medicamento”. Descreveu assim o princípio universal da Cura pelos Semelhantes, onde expôs também suas concepções gerais de vida, de saúde e da doença sob a epígrafe “Aude Sapere” (a Força Vital).
Fraternos Abraços
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![estamos online](https://www.somostodosum.com.br/testes/icones/consulta-profissional-tarot.gif)
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Fernanda Tomaz * Terapeuta Holística * Terapeuta Homeopata * Psicanalista * Terapeuta Especializada Em Aconselhamento Terapêutico * Marque uma consulta para conhecer este Universo! 12 3424.1540 / 99774.8863 * [email protected] * Abraços Fraternais E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |