Menu
Somos Todos UM - Home

Infância: a base da vida!

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Flávio Bastos

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 01/03/2009 07:02:28


"As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e águe com sabedoria e lições de vida. Quando forem crescidos, dê-lhes espaço para que cresçam". (Código Indígena norte americano)

Os consultórios de psicoterapia, geralmente, são o destino de um sem número de pessoas a procura de alívio de suas dores psíquicas, cujas origens na quase totalidade dos casos, encontra-se nas experiências traumáticas da infância. Situação em que muitos indivíduos, se não passarem por tratamento, tendem a levar para o resto de suas vidas o sofrimento como indesejada companhia.

Portanto, o foco psicoterapêutico na infância é de suma importância dentro do processo de investigação do inconsciente humano. É um procedimento fundamental e imprescindível, tanto na linha da psicoterapia tradicional como na linha da psicoterapia alternativa. Não temos como separar uma coisa da outra, porque a fase infantil, impregnada de impressões psíquicas, é temporáriamente a realidade existencial do indivíduo em que a educação, baseada em princípios psicológicos e em responsabilidades assumidas por parte de pais ou substitutos, é a garantia de um futuro menos problemático para os seus filhos.

Não podemos negligenciar a infância,  muito menos desconsiderá-la dentro de um processo psicoterapêutico, mesmo em relação a vida(s) passada(s), porque é a partir do processo investigativo dessa fase que estabelecemos depois as conexões interdimensionais através da experiência regressiva... e a regressão não tem o poder de operar o milagre de cura, somente trazer-nos importantes informações para que anexemos ao processo psicoterapêutico, que é algo complexo e exige do profissional preparo para lidar com o inconsciente humano.

Um exemplo é a conhecida "síndrome de vitimização": de nada adianta tentarmos conscientizar nosso paciente que ele encontra-se numa "cômoda situação", aceitando passivamente as vicissitudes da vida sem capacidade de reação, se antes não tivermos, efetivamente, proporcionado por intermédio de uma técnica terapêutica eficaz, que o mesmo elaborasse internamente a sua consciente reação a um estado psíquico cujas origens estão sintonizadas na sua infância...

Em muitos casos que tratamos, o paciente inconscientemente ainda fixado em traumas infantis, sente-se vítima de algo que ele ainda desconhece por inteiro. No entanto, "sente", e foi por esse motivo que ele nos procurou para libertar-se das amarras psíquicas que o mantém cativo a um estado psico-espiritual. E a nossa função é criar, através do método psicoterapêutico em desenvolvimento, condições reais para que ele próprio providencie a sua libertação. É a auto-conscientização, ou seja, quando ele compreende que até então fora vítima ou refém das repercussões psíquicas de seus traumas infantis.

Não queremos gerar futuros problemas de relacionamento com nossos filhos adolescentes ou adultos? Então tratemos de dispensar a eles, enquanto ainda são psiquismos que absorvem todas as impressões vindas dos pais, a atenção e a participação mínima necessária em suas vidas. Por isso, infelizmente ainda negligenciada em nosso sistema sócio-político-familiar, a educação é a maior missão daqueles que reencarnam para experienciarem as difíceis tarefas da maternidade e da paternidade, que é a missão de maior responsabilidade do ser humano, independentemente do que aconteceu nas relações pretéritas entre os espíritos que retornam para uma nova oportunidade de crescimento e de aprendizagem mútua.

E nesse sentido, a maior tarefa da psicoterapia, que envolve muitas vezes um histórico familiar de tumultuadas relações, é criar condições para que o paciente, através de sua visão sobre o que ocorreu consigo dentro do contexto familiar, considere, o que não é nada fácil, a possibilidade de cedo ou tarde vir a perdoar aquela(s) referência(s) que foi (ou foram) responsável(eis) pelo sofrimento psíquico que até então experenciara. Até porque é uma questão de foro íntimo, e sendo assim, não cabe ao psicoterapeuta convencê-lo para que se processe o perdão...

Inegávelmente, trazemos marcas do passado em que alguns foram marcados com menos intensidade, sendo que para outros as marcas foram tão profundas que permanecem expostas na vida adulta, interferindo na qualidade de vida. Cabe ao profissional não uma visão simplista, mas ao contrário, complexa e profunda como é a realidade das conexões interdimensionais da leitura do inconsciente humano, reverter em benefício de seu paciente, o efeito psíquico das "contundentes" marcas do passado em seu emocional. E nesse sentido, não adianta a anestesiante técnica da persuasão pelo viés religioso, porque cedo ou tarde as "chagas" psíquicas voltam a incomodar.

Não esqueçamos que o autoconhecimento começa pela solução dos nossos problemas mais imediatos, para depois, através das conexões interdimensionais que são inerentes à multidimensionalidade da natureza humana, alcançarmos o âmbito da transcendência. E esse processo, necessáriamente, passa pela importância que a infância (e a educação...) representam no contexto das multiplas vivências do ser inteligente.

 

Psicanalista Clínico e Interdimensional.

flaviobastos

Curso de formação em Psicoterapia Interdimensional: ver no site do autor(STUM)

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa