Informativo: Dores nos ombros e pescoço
Atualizado dia 7/1/2007 7:06:59 PM em Autoconhecimentopor Tania Resende
Postura ruim e/ou dormir em posição inadequada, tensão emocional e estresse, podem gerar dores nos ombros e pescoço e, em alguns casos, essas tensões podem até gerar dores de cabeça. Em algumas pessoas, problemas no pescoço podem ser a fonte de dores na parte superior das costas, ombros e braços.
Tendinite, bursite, osteoartrite, artrite ou traumas no pescoço são também causas das dores nos ombros e pescoço. Nestes casos é necessário uma avaliação médica para que o tratamento correto seja ministrado.
A maioria dessas dores são temporárias e facilmente resolvidas, inclusive podem ser prevenidas com exercícios de alongamento e de fortalecimento da musculatura dos ombros e do pescoço; os exercícios de yoga são recomendados, uma vez que trabalham a elasticidade e flexibilidade da coluna como um todo, fortalecendo a musculatura e ainda auxiliando a corrigir a má postura.
O uso de equipamentos adequados, como por exemplo cadeiras adequadas ao tamanho da mesa, de maneira que o corpo não necessite estar curvado ao escrever ou ao usar o computador. Além disso, use uma cadeira que ofereça apoio às suas costas.
Evite dormir de bruços, pois esta postura costuma contrair toda a musculatura do pescoço. Se você costuma dormir de lado, coloque um pequeno travesseiro fechando o vão que fica entre o pescoço e a cama, dando ao seu pescoço total apoio. Desta forma ele pode relaxar completamente durante o sono. Evite travesseiros muito altos e duros. Os melhores são aqueles que se moldam à sua cabeça. E dê preferência a colchões mais firmes.
Se puder faça intervalos de 15 minutos a cada 2 horas de trabalho, principalmente se o seu trabalho exige movimentos repetitivos, ou se você trabalha dirigindo ou no computador. Utilize os 15 minutos de intervalo para alongar-se, espreguiçar-se, respirar e acalmar-se. Levante e dê pequenas caminhadas, por exemplo. Verá que quando retornar ao trabalho estará refeito, com novas energias e sem tensões acumuladas, o que ajuda bastante no rendimento posterior.
Acostume-se a usar mais a força das pernas para abaixar ou se levantar. Inclinar a coluna sempre que precisar apanhar algo no chão pode agravar ainda mais o problema.
Observe-se em relação às tensões emocionais, pois elas podem ser o principal fator de dores nos ombros e pescoço. Essas dores podem estar evidenciando que você está com a sensação de estar "carregando" o mundo nas costas! Nestes casos, é necessário olhar para aquilo que você está "carregando", avaliar cada uma das "bagagens" e decidir retirar alguns dos pesos!
Massagens suaves com óleos aromáticos ou antiinflamatórios assim como sessões de Reiki podem aliviar a dor, além de ajudar a preveni-las, pois modificam os padrões internos que as estão gerando. Busque atividades que ajudem a desanuviar os pensamentos e a relaxar o corpo como um todo e torne isso uma constante. Valem hobbies, passeios ao ar livre ou simplesmente aumentar as horas de descanso.
Segue sugestão de exercício que pode ser feito rapidamente e sem grandes esforços:
1. Gire a cabeça em movimentos circulares no sentido horário e depois no anti-horário, com movimentos lentos.
2. Sentado ou em pé, estique os braços para cima, dobre o corpo para o lado, alongando a cintura, inclinando-se para a esquerda e depois para a direita.
3. Mova os ombros para cima, para baixo, para a frente e para trás.
Lembre-se de relaxar ao final de cada exercício.
Tania Resende
Anima Mundhy - Terapias Holísticas
www.animamundhy.com.br
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 24
Eu Sou simplesmente Tania Resende. Maiores informações em: www.animamundhy.com.br E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |