Julgar ou não julgar........a questão...
Autor Kátia Regina Silva
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 12/21/2016 11:20:27 PM
Pessoas julgam os diferentes.
Absolutamente, todos nós, já fizemos isso, com ou sem consciência disso.
As pessoas que julgam , tem um alto grau de exigência , de si e do mundo, desejando que todos pensem como ela, e que ela seja o modelo que criou, mentalmente, do sucesso , o que nem sempre acontece.
Daí vem a frustração, a raiva, as somatizações no corpo..........enfim........a DOR!
Sofremos porque queremos modificar o mundo, a nós mesmos, sem olhar para dentro , sem nos conhecermos, sem avaliarmos se o que estamos julgando, realmente pensamos, ou se é fruto de um condicionamento da sociedade, se é o que pensamos que seria certo, para sermos aceitos em determinado grupo.
Esquecemos que existe o outro, que tem o direito de ter sua própria opinião ou atitude, desde que não faça mal a ninguém, com elas.
Sofremos porque temos verdade absolutas.
Verdades absolutas não existem!
O mundo é dinâmico, se modifica a cada segundo. Um bom exemplo disso é observar dunas de areia, em eterno movimento, muito lindo de ver.
A cada dia, novas técnicas, filosofias, descobertas, avanços acontecem, aqui e no universo.
A vida , acontece!
Para a DOR sanar, há de se flexibilizar, rever, diariamente, seus conceitos, posturas, olhares, para não enrijecermos e ficarmos paralisados por nossas “verdades absolutas”.
O primeiro passo, a meu ver, é se voltar para dentro , se auto conhecer, se amar, se perdoar, ser gentil , solidário e paciente consigo.
O segundo passo, é observar seus pensamentos, a vida é uma escolha , apesar das crises, dos horrores que existem e sempre existiram no mundo, ser feliz é uma escolha, diária, de cada um.
Parece de difícil entendimento e é ,porque não se entende ser feliz, se sente!!!
Felicidade não se toca, não se conta em números, a não ser que seja o número de pessoas que se sentem motivados por sua presença.
Ser Feliz, quando............( for rico, tiver namorado, for chefe, etc).........é muito vazio, quando você chega lá, já vem o vazio no peito.............e pode ser que você não chegue , uma vez que passa mais tempo julgando a si e aos outros , acumulando culpas , do que investindo em bons sentimentos e ações.
Ser feliz , apesar de......(crise, pobreza, dívidas,desafetos, etc )me parece ser a única saída, já falei sobre isso em outro artigo.
Ser feliz é simples, o difícil está em nós sermos simples, estamos sempre complicando tudo , colocando julgamentos, cobranças ,dúvidas, culpas e afins.
Perdemos grande parte de nossa vida em uma luta interior ao invés de nos entregarmos ao nosso coração, nosso verdadeiro eu , onde tudo é simples, feliz , harmonioso e viver o agora.
Não existe nada além do agora, o ontem já passou, o amanhã, não chegou.
Seja lá o que você quiser ser ou fazer, você tem o hoje para agir, mesmo que haja um plano a longo prazo, o único momento para agir, é o agora.
Julgar? É ultrapassado, você não precisa concordar com nada, mas tem a obrigação de respeitar as diferenças.
Não gosta, não coma, não experimente, não vista, não siga, não faça igual, mas , respeite.
Quando sentir que está julgando, pense que respeita a opinião alheia, mesmo que não concorde e ocupe o tempo que perderia, julgando, com você.
Se você é o julgado, não se importe com as opiniões alheias, elas não fazem parte de você .São, simplesmente, alheias, nada tem a ver com você.
Ouse ser você , com peculiaridades e imperfeições, com amor e paz.
Gratidão por ter você aqui!
Até a próxima!
Namastê!
Avaliação: 5 | Votos: 3
Sou publicitária, de formação, proprietária da Azimute Eventos e Cursos. Estudo autoconhecimento, terapias alternativas há 35 anos. Acredito que cada um de nós tem o dever e o direito de ser quem é: único e feliz! Criei a Oásis Interior, página do Facebook e futuro canal no Youtube. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |