Menu
Somos Todos UM - Home

Laser de Baixa Potência na Saúde e na Estética

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Juliana Fernandes

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 11/23/2010 7:02:59 PM





Laser de Baixa potência - Uma luz polarizada com diversos objetivos
de uso na Saúde e na Estética


Histórico

As primeiras referências teóricas sobre o Laser, segundo a literatura científica, foram feitas em 1917 por Albert Einstein, que já o referia como uma luz polarizada e monocromática.

Sabe-se que a primeira cirurgia realizada com o uso do Laser foi em 1961, em Nova York para a remoção de um tumor de retina.

O emprego terapêutico do Laser foi iniciado em 1965 por Knoll e Sinclair, que possibilitaram uma grande abertura para que essa terapia pudesse se disseminar como um importante recurso auxiliar em diversos protocolos na área da Saúde.

Tipos de Laser

Como são utilizadas diversas substâncias para a sua obtenção, muitos são os tipos de laser que surgiram no mercado e, conseqüentemente, por essa razão nasceu um grande número de suas aplicações, tanto na área industrial, como medicinal e comercial.

Aplicações do Laser quanto à sua potência:

São considerados três tipos de Laser quanto a sua potência de emissão:

1 - Power Laser:

funciona a CO2, Argônio e outros e trabalha com radiações de alta potência, tem ação destrutiva, sendo por isso também conhecido como Laser de corte, utilizado em cirurgias onde promove o corte cirúrgico (neurocirurgias, oftalmológicas,etc.) apresentando acima de 10.000 nm de comprimento de onda.
O Laser Cirúrgico à base de CO2 atua promovendo a evaporação da água, devido à sua energia térmica,


causando destruição dos tecidos onde é aplicado.

O Laser de Argônio ao ser absorvido pelas moléculas de hemoglobina atua destruindo os vasos sanguíneos, sendo por essa razão aplicado em procedimentos da Cirurgia Vascular.

2 - Mid Laser: funciona à base de gases como AsGa (Arsenieto de Gálio). Ap resentam radiações de média potência sem ter ação destrutiva com comprimento de onda acima de 904 nm.

3 - Soft Laser: existem no mercado soft laser à base de gases He-Ne e de AsGa com comprimento de onda de 633 a 780 nm.

O Laser de He-Ne emite uma intensa e contínua luz vermelha enquanto o de AsGa emite luz infra-vermelha pulsada que é invisível aos olhos humanos.

O Soft Laser não apresenta efeito lesivo sobre os tecidos, atuando ao contrário, como ativadores ou estimulantes do metabolismo celular e tissular, tendo por esse motivo outros mecanismos de ação e, portanto outros objetivos de uso.


Efeitos fisiológicos dos Soft Laser

No organismo humano são conhecidos diversos importantes efeitos fisiológicos dos Soft Laser, muito indicados aos tratamentos de diversas patologias na área da Saúde e da Estética.

Por alterar bioquimicamente a liberação de substâncias como a serotonina e a histamina, o soft laser interfere no metabolismo tissular interferindo nas atividades enzimáticas e favorecendo a produção de ATP, a síntese de prostaglandinas e a lise de fibrina.

Na microcirculação, o Soft Laser promove um importante estímulo que proporciona melhores condições de drenagem, atenuando a instalação do edema.

Estes efeitos associados a uma redução da congestão circulatória com diminuição do extravasamento do plasma devido ao estímulo à microcirculação trazem como conseqüência excelentes efeitos antinflamatório e analgésico locais.

Observa-se ainda que o Soft Laser promove um equilíbrio energético nos tecidos, normalizando as atividades do bioplasma.

Sobre os fibroblastos, o Soft Laser atua estimulando a produção de fibras colégenas, observando-se ainda um maior aumento de organelas citoplasmáticas como os lisossomas, o que colabora para uma mais rápida cicatrização de ferimentos.

Resumindo, entre os principais efeitos do Soft Laser podemos citar:

• ativador do metabolismo celular e tecidual;
• cicatrizante;
• analgésico;
• antinflamatório;
• drenante ou antiedematoso;
• estimulante da microcirculação;
• ativador do trofismo celular;
• ativador da produção de ATP;

Utilização dos Soft Laser na Saúde e na Estética

Na saúde, o Soft Laser tem ampla aplicação em especialidades como Dermatologia (úlceras varicosas e de decúbito, furúnculos, lupus, alopecias, etc.), Cirurgia Plástica (pós-operatório de cirurgias plásticas faciais e corporais), Ortopedia e Fisioterapia, onde são tratados problemas ligados a áreas de Traumatologia (traumatismos musculares, coluna vertebral, fraturas, lesões nervosas, articulações, artrites, artroses, etc.).

Além dessas aplicações, muitas outras são conhecidas em diversas especialidades da Saúde, como Odontologia (após extração de dentes, aftas, pós-operatório, dentes sensíveis, coadjuvante de anestésicos), Clínica Geral (cefaléias, processos inflamatórios de diversas origens), Otorrino (rinites, sinusites), etc.

Na Estética, a atuação do Soft Laser é conhecida há mais de duas décadas sendo aplicada sob a forma de Laserpuntura, estimulando pontos de acupuntura e de Laserterapia e também realizando varredura sobre os tecidos.

Sua aplicação pode ser realizada nos protocolos de estética como:

• Revitalização Cutânea;
• Hipotonia Cutânea;
• Renovação Celular nas peles maduras;
• Processos Acneicos;
• Queda de Cabelos;
• Prevenção do Envelhecimento Precoce;
• Pós Cirúrgico de Cirurgias Plásticas Faciais e Corporais.

Laserterapia e Laserpuntura na Estética

Existem diversos tipos de procedimentos utilizando-se a Laserpuntura e a Laserterapia na Estética Facial e Corporal.

Na Laserpuntura são trabalhados, inicialmente com o SoftLaser, diversos pontos de meridianos energéticos, baseando-se nos princípios da Acupuntura Tradicional e Auriculoacupuntura, com a finalidade de promover a tonificação ou sedação dos meridianos relacionados aos órgãos e tecidos que estejam em desequilíbrio.

Na Laserterapia-pós esse procedimento deve-se atuar sobre a pele com movimentos de varredura, zig-zag e círculos, podendo-se associar a produtos cosmecêuticos como soluções aquosas, contendo ativos revitalizantes e hidratantes à base de colágeno, Dmae, raffermine, ácido hialurônico e outros.

A associação de cosmecêuticos revitalizantes à ação do Soft Laser promove excelentes resultados na revitalização cutânea, na cicatrização de acnes, na terapia capilar e na convalescença de pós-cirúrgicos por seus importantes efeitos terapêuticos.

Cursos de Laser na Estética e na Saúde - Informações e Contatos com :
PROFA. JULIANA FERNANDES DE ALMEIDA
Biomédica, Esteticista, Bióloga, Pedagoga, Diretora Escolar
Fones : 28481458 / 25379807 / 83056156
e-mails : [email protected] / [email protected]
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 23


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Juliana Fernandes   
Biomédica, Bióloga, Pedagoga, Esteticista, Reikimaster
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa