LEIS SISTÊMICAS



Autor Fabiana Gino
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 7/26/2018 11:49:52 AM
Sistema
Substantivo masculino
- Conjunto de elementos, concretos ou abstratos, intelectualmente organizados.
- Conjunto das instituições econômicas, morais, políticas de uma sociedade, a que os indivíduos se subordinam.
Adjetivo
1. Relativo a sistema ou a sistemática.
2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema.
LEIS SISTÊMICAS
Diferentes segmentos (família, sociedade, escola, comunidade) que se inter-relacionam mutuamente formam um sistema. Enquanto indivíduos, somos referidos por um sistema cuja matriz de identificação é a família.
A história de uma família influencia um individuo, tanto quanto a história de um individuo influencia sua família, gerando um vínculo que marca nossa personalidade, levando em conta todas as forças e fraquezas que possuímos.
Observar as leis que regem o sistema familiar possibilita, ao observador, detectar antigos padrões que se repetem (conflitos, doenças, comportamentos, tendências... Comumente chamados de “sina”) e identificar os familiares que, de alguma forma, inconscientemente, podem estar impedindo o livre fluxo de amor entre os membros deste sistema, abrindo, em consequência desta observação, espaço para a compreensão e a cura desses padrões.
De acordo com Bert Hellinger, psicoterapeuta alemão, idealizador das Constelações Familiares, mais de 50% dos nossos problemas são de origem sistêmica. Dessa forma é muito importante descobrirmos de que maneira continuamos enredados dentro do sistema familiar, quais os papéis assumimos inconscientemente e principalmente, como romper com o ciclo de padrões negativos, muitas vezes vivenciados por várias gerações dentro da família.
Nossos sentimentos, pensamentos, crenças, ações e reações geram comportamentos cujos resultados podem se repetir por muitos séculos, se ninguém parar para prestar atenção nas relações de causa e efeito.
Observar o histórico familiar evita repetição de padrões negativos, possibilita entender onde poderá recair sua ‘sina’ e permite que entendamos quais ações levaram aos resultados negativos, buscando não repetir na vida pessoal os mesmos equívocos, oriundos de atitudes orgulhosas, ignorantes, egoístas, temerosas ou vaidosas. Ou, ainda, simplesmente de crenças obsoletas sobre a vida.
Descobrir a "maldição familiar" é fundamental para nos libertarmos e evitarmos que nossa vida seja mero reflexo da nossa árvore genealógica. Somente dessa maneira, poderemos definir novos parâmetros e modos de existência para nós mesmos e para nossos descendentes.
Sentimentos e atitudes são, inconscientemente, transmitidos de geração pra geração. Conflitos, preocupações, desejos, anseios e dores são psiquicamente absorvidos de nossos ancestrais, às vezes nem tão distantes, por nossas mentes que, vulneráveis pela inconsciência e pela ignorância das leis que regem as relações sistêmicas familiares, nos conduz aos mesmos gestos, mesmas atitudes e estados emocionais, levando-nos a absorver medos, vícios, sentimentos destrutivos, depressões, que podem, às vezes, nem terem sido comentados.
Este é um assunto vasto e complexo que não tenho a pretensão de esgotar ou concluir com apenas este post - Grandes entendedores não o fizeram com vários livros- Mas a quem interessar possa, pesquise sobre as Leis sistêmicas e Constelação familiar. Baseando-se no pressuposto de que toda nossa realidade é um espelho do nosso sistema de crenças (Cuidado com o que crê e aceita como verdade), de que o mundo externo é um reflexo dos nossos conteúdos internos (Lei da correspondência), de que a família é a matriz da nossa identidade e de que é imprescindível observarmos os episódios cíclicos nas nossas vidas, tendo em vista que todos viemos de um sistema familiar que tem suas crenças, princípios, leis, medos e que carregamos este sistema para nossos relacionamentos sejam eles amorosos, fraternos, profissionais ou mesmo familiares.
NOSSOS PENSAMENTOS MOLDAM NOSSA REALIDADE.
Faby Gino!
https://www.fabygino.com/para-as-mulheres-da-minha-familia









“Mineiroca” (nascida no Rio e criada em BH). 39 anos, Mãe DAS gêmeas, Engenheira Civil por profissão, Escritora por amor e Filósofa por atrevimento... Sagitariana com ascendente em Sagitário; ‘Sincericida’! Amante de sorrisos, fã de risadas e defensora do bom humor. Falo ‘pelos cotovelos’, choro assistindo desenho e nunca desisto de um sonho. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |