LIBERDADE ESPIRITUAL
Atualizado dia 16/02/2008 18:01:29 em Autoconhecimentopor Paulo Cesar do Sacramento
No que reside a verdade que necessariamente envolve tal afirmação? A resposta pode ser encontrada naquela única palavra: “liberdade”. Acima de tudo a pessoa espiritualmente iluminada entende o significado real da liberdade e, porque ele mesmo a experimentou, anseia para compartilhar essa mesma liberdade com o mundo inteiro. Fez ela a descoberta que na realidade é um dos maiores problemas que o mundo enfrenta: “a falta de liberdade”. A raça humana nunca foi e não é livre. Está escravizada fisicamente, politicamente e economicamente; em primeiro lugar por si mesma, no seu próprio corpo. Também está acorrentada pelos hábitos físicos e pelas crenças religiosas, políticas e econômicas de várias gerações. Por exemplo: contemple você mesmo a extensão da escravidão de toda a raça humana ao dinheiro. Só mesmo o místico puro, que é dificílimo de existir aqui no nosso meio, está livre da crença limitada de que notas de dólares ou qualquer outra forma de moeda controla o destino das criaturas.
Quanto mais elevada for a consciência espiritual que alcançarmos, mais compenetradamente perceptivos ficaremos das muitas e muitas formas de escravidão que prendem os humanos a uma vida de insatisfação e de frustração. Simultaneamente mais forte será o impulso que sentirá, no íntimo, de querer ver as pessoas libertadas. Essa é a razão de algumas pessoas, nos seus primeiros estágios de crescimento espiritual, se tornarem fanáticas. Querem sair pelo mundo afora a libertar todos os homens e mulheres e, muitas vezes terminam com seus corpos alquebrados e suas mentes debilitadas, porque o mundo resiste a tudo e a todos que tentam trazer-lhe alguma medida de liberdade. O mundo geralmente agracia com honras e grandes riquezas aqueles que o escravizam, mas, ironicamente, resiste aos que desejam vê-lo livre.
Quanto mais avançamos e progredimos espiritualmente, mais claramente desvenda ante nossos olhos o quadro de quanto os humanos estão mentalmente e fisicamente escravizados. Descortina-se a vastidão panorâmica da tragédia, mas ao mesmo tempo, nós também passamos a conhecer o remédio e vemos nascer dentro de nós o desejo de ajudá-los a conseguir e manter a sua liberdade. Em última instância, a sabedoria revelará caminhos que despertarão os humanos de sua letargia e inércia e neles despertará sua responsabilidade como cidadãos, dando-lhes ao menos uma parcela de liberdade.
Paulo César
Fonte: Deus
Autor: Minha Centelha Divina
16/02/2008
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 9
Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |