Menu
Somos Todos UM - Home

Lições de uma peregrinação...

Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor Fernando Tibiriçá

Assunto Autoconhecimento
Atualizado em 08/07/2008 18:02:30


Vinte a vinte e cinco quilômetros por dia, a pé não é fácil, mas também não é difícil. É preciso manter o ritmo. Muitas pessoas de idades variadas conseguem sem muito esforço. Jovens sedentários passam aperto e setentões ativos tiram de letra. Percebe-se o bom desempenho dos europeus e australianos, mais ligados ao ecoturismo e, portanto, acostumados a andar nos fins de semana, em longas caminhadas. Eles têm um desempenho fantástico. Quando em grupos, e, normalmente estão em grandes grupos, a coisa toda é solidária e espartana. Os quilômetros são engolidos facilmente.
Turmas vão com carros de apoio e muitos caminham sem mochila. O carro aguarda em pontos determinados para atender ao que for necessário. Há ainda os que vão de bicicleta e esquecem as suas preocupações pedalando. Nas subidas, ou pedalam ou andam. Nas retas, disparam e nas descidas, voam. Se quiserem, podem fazer três ou quatro etapas por dia. Chegam rápido e só param para fazer turismo no caminho.
No meu caso, a coisa é cômica. Não consigo dormir cedo. Minha ginástica ou preparação física acontecia, em São Paulo, quando dava. Meio barrigudo e vendo comida boa, não dava para manter o regime pedido pela nutricionista. O caminho faço andando, sozinho, sem carro de apoio e muito menos bicicleta. Sou empurrado por Deus e não existe explicação. Só Deus sabe como os menos preparados, como eu, conseguem fazer o caminho. Posso tentar explicar: estou na faixa dos 50 para 60 anos, espírito de 30, aparência de 40 e poucos, problemas físicos e de saúde de quem tem mais de 45 e ainda sou um executivo noturno.
Eu caminhava com meias grossas e tinha alergia nas pernas (tive sintomas de flebite), a mochila apertava, machucou meus ombros, perdi unhas dos pés e, portanto, dá-lhe pomada, repouso e anti-inflamatório. Por isso, me achava no direito de recuperar alguns atrasos com caronas ao atravessar zonas industriais ou centrais. Caso contrário, eu já teria desistido.
Quase 90% das pessoas começam o caminho em Roncesvalles. Eu comecei em Saint Jean Pied de Port e atravessei os Pirineus a pé. Uma escada infinita. Uns 26 quilômetros. Quando cheguei a Roncesvalles, minhas pernas balançavam sozinhas. Antes, no refúgio de Orisson, durante o sono acordei várias vezes com câimbras nas pernas, nos braços e na mão esquerda. Achei que era algo no coração (em março de 1988, tive um treco no coração). Mentalizei e pedi a Deus para me ajudar. Não queria pedir socorro porque eu sabia que era uma reação ao superesforço feito. De Saint Jean Pied de Port até Roncesvalles era coisa para homem, segundo os bascos.
O caminho não me deixou desistir. Com certeza, quando terminar o Caminho de Santiago de Compostela, vou voltar com o certificado de revisão e troca. Contra grupos, turmas, equipes de ecoturismo, atletas e francos-atiradores de todo mundo, nesta deu Brasil. E fui eu... (trecho extraído do livro "Encontros e desencontros do Caminho" - Fernando Tibiriçá)

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 232


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido pelo Autor Fernando Tibiriçá   
Pude informar e amenizar leitores que buscam o comentário preciso e um agrado para sua alma. Por isso sinto-me feliz...
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Veja também
Deixe seus comentários:



© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 

Energias para hoje



publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa