LIFE COACH: UMA ABORDAGEM DE VIDA




Autor Paulo Rubens Nascimento Sousa
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 5/25/2012 2:42:59 PM
Gosto de um poema do Fernando Pessoa que diz:"a vida de tão interessante que, é a todos os momentos; a vida chega a doer, a roçar a ranger, a dar vontade de dar pulos." - de tão interessante, de tantas possibilidades que é, a vida é um grande desafio. Há quarenta milhões de anos atrás os nossos ancestrais estavam descendo das árvores, desenvolvendo um cérebro fantástico, a fala, a cultura. Dominou a agricultura, os metais, desenvolveu utensílios, viajou ao longo tempo da história; criou as civilizações. O ser humano é dotado de um poder que é a inteligência. Ele vem vencendo os maiores desafios e adversidades do planeta.
A sua jornada começa, numa grande corrida para à ventura da vida. Milhares de espermatozóides vão concorrer o alvo da existência humana, o óvulo feminino. Do inicio ao fim a vida é este grande desafio. Na escala evolutiva da história do homem, podemos nos voltar para o passado e imaginarmos os desafios dos primeiros "hominídeos", antigos primatas que existiram até chegar ao ser que somos. Dos Cromagnhons, Neardenthalis ou Homo sapiens, o homem, teve que enfrentar toda a intensidade dos apelos evolutivos, desenvolvendo um cérebro altamente especializado.
Estas são memórias que faz de nós, "a família humana", o mais fantástico animal da terra. Nossa estrutura cerebral, aliás, todas as nossas células trazem memórias de toda esta evolução milenar. Temos um repertório de Padrões arquetípicos em nosso mundo interior que compõe a mais fantástica das histórias. O homem tem inteligências e centros biopsicoespirituais que o privilegia com a mente inspirativa, criativa e racional, nos dotando de incrível poder de desvendar os mistérios da terra (gnosia, segundo Platão), de criar. A natureza humana é gregária, e vive em função do outro e a principal qualidade humana é cooperar com o outro numa cumplicidade evolutiva, de sobrevivência.
A vida em seus tão exigentes desafios, dores, crises, possibilidades, e esperanças, só encontra esperança em partilhar da aventura da vida com o outro, buscando ou dando apoio à jornada. Todos nós precisamos de apoio. Somos potentes e há momentos da vida que carecemos de referencias que direcionam nossas potencialidades para a realização de nossas aspirações e nos dê apoio à jornada da alma. Na vida temos dois "momentum": life chapter\capitulo de vida ou life transition\transição de vida.
A existência humana, no plano psicológico é uma ventura heróica onde nos lançamos ao desenvolvimento de nossos potenciais à procura de um troféu de poderes especiais, mágico. Na Odisséia de Homero, Ulisses, vai buscar apoio e treinamento de um coaching, e encontra Quíron, o centauro, treinador da escola dos cadetes, que o vai treinar para se lançar uma grande ventura à Itáca e conquistar o velocínho de ouro, que lhe conferirão poderes mágicos e conquistar seu reino ousupardo.
No Plano da vida fenomenológica, concreta, quando nos sentimos no termino de nossas histórias, sem significação ou que é nosso momento de nos lançarmos à nossa realização, procuramos ajuda de alguém mais "velho" e experiente na arte humana de conectar a essência a forma. Podemos pensar na figura de um de "treinador", apoiador, empawermen, alguém que vai me ajudar a alcançar a outra margem do rio, a usar nosso potencial de vida para a realização de nossa essência de nossos sonhos. Esta atividade é velha como é a humanidade.
Desde os primórdios o homem segue um ritual nas fases de mudança de seus ciclos de vida, para determinar o fim de uma história e o inicio de outra. As vezes este simbolismo de mudança de vida, esta "iniciação", pode ser representada , através de uma mudança de hábito. Como passar a fazer um regime, a correr, a encontrar satisfação na vida. Esta pessoa pode aparecer na forma de alguém que lhe ajuda a realizar um projeto, a lhe encorajar a concretização de metas. Ou na figura de um profissional coaching que ajude a dar direção as novas demandas, traçar planos, ampliar sonhos, na tomada de decisão, no gerenciamento do estresse, estimular ação e visão, como aprender a cuidar de si; conquistar uma vida melhor das coisas, encontrar direções novas e encontrar significação na vida. É uma experiência fantástica poder em momentos de transição de vida encontrar oportunidades na crise, e resignificar a história.









PSICOTERAPEUTA JUNGUIANO, ATUA COM HOMEOPATIA, TERAPIA FLORAL E FITOTERAPIA. PROFESSIONAL E SELF COACHING E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |