Limites? Supere-os! Eles só estão em sua mente!



Autor Antonio Carlos Rodrigues dos Santos
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 01/02/2006 10:06:04
Saiba: você pode usar a sua imaginação para conseguir muito mais do que pensa que pode. Isso mesmo: mais do que PENSA que pode!
Então, vamos praticar?
Anthony Robbins, em seu livro "Poder sem Limites", aliás um best-seller da PNL, ensina uma estratégia que tem sido muito útil a muita gente. Ela serve para nos ajudar a ir além de limites que acreditamos (e somente isso) que temos, e é muito fácil pra fazer.
Se quiser, imprima os passos abaixo e, com tranquilidade, siga-os, fazendo o exercício em seu quarto ou em um lugar tranquilo:
1) Providencie giz ou algo que sirva para marcação no chão (até uma linha divisória no piso pode ajudar).
2) Em pé, de pés juntos e alinhados, gire um dos pés sobre o calcanhar até seu limite. Marque o ângulo atingido e realinhe os pés.
3) Feche os olhos e mentalize o mesmo movimento, girando além do que fora (só na imaginação, não mova o pé desta vez).
4) Repita o passo 2 e novamente marque até onde foi o pé.
5) Compare os ângulos formados pelos pés, antes e depois.
Certa vez fui trabalhar com uma turma da terceira idade - que aqui em Minas Gerais chamamos de "Feliz Idade" - e usei esta técnica após uma palestra. Uma senhora, na verdade uma das mais novas do grupo (tanto em idade como em tempo de participação), era a mais resistente quando o assunto era o que os idosos poderiam ou não fazer. Reclamava de tudo: dores nas costas, pernas cansadas, tristeza, depressão... era daquelas que faziam de tudo para mostrar a todos o "quanto era incapaz". O que palavras não conseguiram, esta técnica conseguiu. Todos os membros do grupo alcançaram um ângulo maior e a mulher em questão passou cerca de 40% a marca feita anteriormente. A partir dali ela passou a ficar mais interessada nos projetos do grupo, a participar das festas, a dançar mais, a aprender mais trabalhos manuais...
Este exercício é também muito útil em trabalhos físicos como fisioterapia, RPG, educação física e serve, inclusive, para proporcionar maior concentração: ao invés de prestar mais atenção na dor dos esforços, dos alongamentos, dos abdominais, você se dedica, mentalmente, a fazer melhor os exercícios! Você pode aplicar esta estratégia em qualquer situação na qual encontre um limite e possa visualizar-se internamente fazendo.
Acredite! Limites são apenas fronteiras e, como toda fronteira, pode ser ultrapassada.
Rompa com seus limites (presumidos) e seja feliz!
Muita luz pra você!
Antonio Carlos
Jornalista e instrutor de PNL.
Dá cursos de maneira voluntária para escolas e ONGs em todo o Brasil.
Quer saber sobre seus cursos? Entre em contato pelo e-mail abaixo citado ou pelo fone (35) 3283-1575 e (35) 9931-0889
Texto revisado por Cris
Avaliação: 5 | Votos: 9




Conteúdo desenvolvido pelo Autor Antonio Carlos Rodrigues dos Santos Visite o Site do autor e leia mais artigos.. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |